sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Stand by me

Estes maravilhosos artistas de rua, do mundo todo, cantam lindamente esta que para mim é uma das mais belas canções feitas até hoje.
Ouvindo dá até para ver Ray Charles e John Lennon pairando sobre eles.

STAND BY ME.
Ben E. King / Jerry Leiber / Mike Stoller.

Estou convencido que a cultura política importa. Neste artigo de Clóvis Rossi, publicado na Folha de São Paulo hoje (30/01/2009) demonstra que a Russia mudou seu sistema político e econômico, mas seu viés pretoriano continua o mesmo.

INSTINTOS BÁSICOS


DAVOS - Instinto é instinto. Não adianta trocar a roupa de comunista e de funcionário da sinistra KGB pela de presidente e, agora, primeiro-ministro da Rússia mais ou menos capitalista.Vladimir Putin conversou ontem com um grupo de jornalistas com o compromisso de que seria "off the records", pelo que só estou autorizado a transmitir o, digamos, espírito da coisa, sem poder usar citações entre aspas.E o espírito da coisa ficou muito nítido: Putin reage a qualquer crítica ou pergunta que ele acha carregada de uma intenção crítica com um contra-ataque ao país do autor da pergunta.Quando Anatole Kaletsky, colunista do "Times" britânico, tocou na ferida mais aberta, a dos direitos humanos, ainda por cima falando da morte de jornalistas na Rússia, Putin devolveu com observações sobre violências praticadas, por exemplo, na França e em outros países da Europa Ocidental.Chegou ao ponto de desejar aperfeiçoamentos nas práticas democráticas e de direitos humanos do Reino Unido, como se fosse comparável o "record" russo e o britânico na matéria, antes, durante e depois do comunismo.O desagradável é que essa mania, que alguém na sala chamou de "instinto soviético", também aparece em autoridades brasileiras. Ricardo Teixeira, o presidente da CBF, ficou danado quando uma jornalista canadense quis saber o que se faria para garantir a segurança dos visitantes na Copa de 2014 no Brasil, justamente no dia em que o Brasil era escolhido em Zurique.Respondeu com críticas a um incidente qualquer envolvendo atletas brasileiros no Canadá, como se o problema da violência urbana fosse igual no Canadá.Putin gabou-se de ter feito a primeira transição pacífica e democrática na história da Rússia. Não deixa de ser verdade (ou quase), mas o instinto ficou.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

UMA ATITUDE NADA REPUBLICANA.

A função precípua do cientista político é atentar para a realidade em seu entorno.
Fundamentalmente, busco em nossa realidade os exemplos que demonstram as fragilidades do sistema democrático brasileiro e como as práticas utilizadas não contribuem para a consolidação de nossa jovial democracia.

Senão, vejamos.
No mesmo momento que o Secretário de Esporte, Juventude e Lazer da Paraíba, Ruy Carneiro anunciava pomposamente que o Estádio Ernani Sátiro (o Amigão) de Campina Grande está em condições de receber os jogos da Série B e da Copa do Brasil, bem como do Campeonato Estadual, a CBF divulgava uma relação de Estádios em condições irregulares.

E adivinhem que dois estádios de futebol da Paraíba aparecem na lista?

Alguém não está falando a verdade. Quem será?
A julgar pelo que observo quando vou assistir partidas de futebol no Amigão, não parece que o Secretário está correto em seu anúncio.

E ESSE É O PAÍS QUE PENSA QUE VAI SEDIAR UMA COPA DO MUNDO.
QUE OS DEUSES DO FUTEBOL TENHAM PENA DE NÓS.

Vejamos a matéria publicada no WWW.terra.com.br

Copa do Brasil Quarta, 28 de janeiro de 2009.

Laudo da CBF aponta 26 estádios em situação irregular. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira um laudo técnico sobre a situação dos estádios relacionados para receberam partidas da Copa do Brasil. Dos 60 apresentados, 26 estão em situação irregular. O Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Mineirão, em Belo Horizonte, são dois dos principais estádios que não foram aprovados por pelo menos um dos quesitos da vistoria, realizada por Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária. Em nota, a CBF adverte que os estádios com laudo em situação irregular têm até o próximo dia 30 de janeiro, sexta-feira, para se regularizarem e conseqüentemente receberem confrontos válidos pela primeira rodada da competição, no dia 18 de fevereiro.

Estádios em situação irregular:

Arena da Floresta (Rio Branco) / Glicério Marques (Macapá) / Castelão (Fortaleza) / Engenheiro Araripe (Cariacica) / Salvador Costa (Vitoria) / Mário Helênio (Juiz de Fora) / Mineirão (Belo Horizonte) / Zinho Oliveira (Marabá) / AMIGÃO (CAMPINA GRANDE) / ALMEIDÃO (JOÃO PESSOA) / Lindolfo Monteiro (Teresina) / Arena da Baixada (Curitiba) / Couto Pereira (Curitiba) / Durival de Brito (Curitiba) / João Havelange (Rio de Janeiro) / Maracanã (Rio de Janeiro) / São Januario (Rio de Janeiro) / Nogueirão (Mossoró) / Machadão (Natal) / Portal da Amazônia (Vilhena) / Alfredo Jaconi (Caxias do Sul) / Heriberto Hulse (Criciúma) / Dario Leite (Guaratinguetá) / Canindé (São Paulo) / Vila Belmiro (Santos) / Nilton Santos (Palmas).

Redação Terra