sábado, 6 de agosto de 2016

BRASIL: MEDALHA DE OURO EM AUTORITARISMO.


Fiquei orgulhoso com a brilhante abertura dos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro. Foi lindo ver Paulinho da Viola cantando o Hino Nacional. Como disse uma jornalista inglesa, “com Paulinho da Viola até o Hino brasileiro vira canção de amor”. Ver Gisele Bündchen no “doce balanço a caminho do mar” me tocou o coração. Que me perdoem os saudosistas, eu sou um deles, mas Gisele reinventou a nossa Garota de Ipanema. Usar "Construção" de Chico Buarque foi algo de muito bom gosto e mostrou que, quando queremos e podemos, somos inteligentes. Adorei ver o 14 Bis decolando do Maracanã para sobrevoar o Rio de Janeiro. Os americanos não gostaram! Azar o deles, quem manda os irmãos Wright não serem brasileiros.

As homenagens a Tom Jobim e Vinícius de Moraes "pagaram o ingresso", mesmo que o discurso grotesco, positivista, abobalhado de Regina Casé fosse motivo para "pedir o dinheiro de volta". Sim, Michel, o golpista temerário, mereceu cada uma das vaias que recebeu, afinal ele não deveria estar ali, não como Presidente da República.

O fato, é que a noite de sonhos passou. O show que ajudou a aplacar nosso eterno “complexo de vira-latas” acabou, mesmo que as imagens tenham ficado. Hoje, estamos de volta a dura realidade onde cotidianamente vemos nossa frágil e combalida democracia sendo atingida com golpes e estocadas cruéis.

Nas imagens que reproduzo vemos um homem que assistia as finais olímpicas do tiro com arco no Sambódromo, no Rio de Janeiro, ser forçado a sair da arquibancada. Agentes da Força Nacional de Segurança obrigaram o torcedor (do Flamengo) a deixar o recinto alegando que ele havia gritado “Fora Temer”. Na verdade, ele havia mostrado um cartaz com o “Fora Temer”. Mas, mesmo que tenha gritado, não há mais liberdade de expressão nesse Brasil medalha de ouro quando o assunto é autoritarismo? 

Notem, nas imagens, que um dos agentes da Força de Segurança afirma que o celular do torcedor vai ser confiscado, pois ele estaria gravando a situação. Notem, também, que algumas pessoas protestam contra a cena grotesca e que tantas outras fingem não ver tamanho absurdo. Enfim, nesses dias de espírito olímpico o que impera mesmo no Brasil são os entulhos autoritários que herdamos da ditadura militar.



É possível vê-las, para fazer download, no YouTube. (https://www.youtube.com/watch?v=7eSxzFj9844&ab_channel=CAMFWAYNEWORLD).

Mas, seja rápido, não demorará para que ditadores de plantão apaguem as imagens e proíbam sua veiculação, pois se não fosse assim não seria o Brasil, seria uma democracia verdadeiramente consolidada. 

Nenhum comentário: