segunda-feira, 9 de setembro de 2019


A Revista CADERNOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRPE, uma publicação do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco, lança seu nº 13 (volume II) com o Dossiê “O GOLPE DE 2016 E O FUTURO DA DEMOCRACIA”, organizado pelo professor Dr. João Morais de Sousa, que nos lembra que esta coletânea surgiu da necessidade de se entender mais e melhor “o quadro de rupturas democráticas que o país atravessa”.

O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia

Aqui, contribuo com o artigo “NO TUCANOBANAQUISTÃO VALE A LEI DO TORQUEMADA” falando de um “contexto em que a sociedade brasileira caminha para voltar a um regime de força e com o apoio de parte significativa dos brasileiros”.

NO TUCANOBANAQUISTÃO VALE A LEI DO TORQUEMADA por Gilbergues Santos Soares

Resumo: Neste artigo analiso o fato de que não somos mais uma sociedade democrática, se é que já fomos algum dia, mesmo que ainda não se possa afirmar que vivemos numa ditadura. Mostro como e porque caminhamos para voltar a um regime de força mesmo usando procedimentos democráticos. Questiono porque tantos brasileiros preferem viver numa ditadura e lanço mão de exemplos históricos para iluminar a discussão.

Palavras-Chave: Ditadura, Golpe, Democracia

INDEXADORES

A Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE está indexada as seguintes bases:

Sumários de Revistas Brasileiras ( Sumários.org )

Latindex (www.latindex.unam.mx/index.html)

Periódicos Capes (www.periodicos.capes.gov.br )

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE Biblioteca Central, Recife-PE, Brasil

C122 - Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE / Departamento de Ciências Sociais da UFRPE.  Ano VII, v. II, n. 13 (jul../dez. 2018). – Recife: EDUFRPE, 2019.  196 p. : il.

Este volume: Dossiê: golpe de 2016 e a democracia no Brasil / Organizador: João Morais de Sousa.

ISSN 2446-6662        ISPN: 2316-977 - X



Nenhum comentário: