quinta-feira, 16 de abril de 2009

ONG pede ao Brasil que faça o óbvio.

O Brasil insiste em querer demonstrar para o mundo que democracia consolidada e desenvolvimento econômico podem acontecer separadamente. Ao tempo em que se destaca internacionalmente pelo seu desenvolvimento, o Brasil comporta-se como uma repbliqueta de bananas ao se recusar a passar a limpo seu passado autoritário. Na matéria abaixo, publicada na Folha de São Paulo de 15 de abril, a respeitada Human Rights Watch pede ao Brasil que julgue os responsáveis pela tortura, morte e ocultação de corpor durante a Guerrilha do Araguaia.

"A Human Rights Watch pediu que o governo brasileiro leve a julgamento os responsáveis por violações aos direitos humanos cometidas durante a ditadura militar (1964-1985).
O anúncio foi feito ontem, após decisão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) de abrir ação contra o governo brasileiro diante da Corte Interamericana de Direitos Humanos pela detenção arbitrária, tortura e desaparecimento de 70 pessoas ligadas à guerrilha do Araguaia e camponeses que viviam naquela região.
"O Brasil não promoveu julgamentos e nem mesmo instaurou uma comissão da verdade para apurar os crimes muito graves que foram cometidos e está atrasado em relação a outros países da região no que diz respeito à responsabilização por abusos do passado", disse José Miguel Vivanco, diretor da divisão das Américas da ONG.
"Quase um quarto de século já se passou desde a transição para a democracia. Vítimas e famílias já esperaram demais por justiça."Baseada em Nova York, a Human Rights Watch é uma das maiores entidades mundiais de defesa de direitos humanos.
A CIDH é um órgão independente criado pela OEA (Organização dos Estados Americanos), cujo objetivo é promover observância e defesa de direitos humanos nos países membros da organização. Com sede na Costa Rica, a corte é seu órgão judicial. É a primeira vez que o caso leva o país a essa corte".
(SÉRGIO DÁVILA)

Nenhum comentário: