quinta-feira, 4 de setembro de 2008

AMB divulga nova lista de candidatos "ficha suja"

A questão dos "fichas-sujas" é polêmica mesmo, sabemos!
Havendo um modelo democrático e institucionalizado, onde as regras estejam bem claras sobre quem pode e quem não pode ser candidato a algum cargo eletivo no Brasil, e tendo uma justiça que haja de forma eficiente e com celeridade, então entidade alguma precisará fazer este tipo de trabalho. Por enquanto, para os eleitores resta muito pouco no sentido de coletar informações que possam subsidiar escolhas eleitorais.

A Associação dos Magistrados Brasileiros publicou em seu site uma relação ampliada de candidatos a prefeito e vice que respondem a processo na Justiça. O levantamento abrange 47 dos 53 municípios com mais de 200 mil eleitores.
Conforme a nova versão do balanço, dos 401 candidatos a prefeito e vice-prefeito pesquisados, 9,2% (37 candidatos) respondem a ações penais públicas e ações de improbidade administrativa.
O novo levantamento se soma ao banco de dados já existente que trazia os nomes dos candidatos a prefeito e vice-prefeito nas 26 capitais brasileiras. Ao organizar os dados, a intenção da AMB é facilitar o acesso da população e da imprensa a informações públicas.
As informações sobre os seis municípios com mais de 200 mil eleitores que ficaram fora do banco de dados ainda não têm data para ser divulgada. No último dia 6 de agosto, o Supremo Tribunal Federal fez cair por terra uma ação da AMB para impedir que os candidatos que respondem a processo se candidatassem nas eleições deste ano. Prevaleceu na corte o princípio da presunção de inocência.
Confira a lista completa.
Em Campina Grande, dois candidatos estão na lista dos “ficha suja”. O atual prefeito e candidato a reeleição pelo PMDB, Veneziano Vital do Rêgo e o candidato Rômulo Gouveia (PSDB). Veneziano responde a um processo por improbidade administrativa na 3ª Vara da Fazenda Pública de Campina Grande. Já Rômulo Gouveia responde ação penal pública no STF (Supremo Tribunal Federal) por captação ilícita de votos. No município de João Pessoa não foi detectado nenhum candidato que responda a processos.

Nenhum comentário: