quinta-feira, 28 de maio de 2020

40 LIVROS QUE FIZERAM MINHA CABEÇA (para ler na quarentena)


Esta é a seleção mais difícil de todas as que já me dispus a fazer. Minha vontade era colocar, numa única relação, quase todos os livros que tenho em casa ou quase todos que já li, mas isso é impraticável. Assim, fiz o rol dos 40 livros que fizeram a minha cabeça para ler na quarentena. São as minhas muito pessoais sugestões dos livros que contribuem para que nossa existência seja menos ruim, ou melhor. A lista não tem uma ordem de importância e valor. Todos os 40 livros são MUITO especiais para mim. A medida em que os localizava nas prateleiras ia colocando no rol, assim se deu a sequência. 

01 - Confesso que vivi - Pablo Neruda 
02 - Raízes do Brasil - Sergio Buarque de Holanda 
03 - O 18 Brumário - Karl Marx 
04 - O nome da rosa - Umberto Eco 
05 - O Príncipe - Nicolau Maquiavel 
06 - Enterrem meu coração na curva do Rio - Dee Brown 
07 - Vinte mil léguas submarinas - Júlio Verne 
08 - O mais longo dos dias - Cornelius Ryan 
09 - On the Road (Pé na Estrada) - Jack Kerouac 
10 - Nada de novo no front - Erich Maria Remarque 
11 - O Dossiê Odessa - Frederich Forsyth 
12 - Os Irmãos Karamazovi - Fiódor Dostoiévski 
13 - Cangaceiros e Fanáticos - Rui Facó 
14 - Princípios Fundamentais da Filosofia - Georges Politzer 
15 - A Peste - Albert Camus 
16 - Dez dias que abalaram o mundo - John Reed 
17 - Z - Vassilis Vassilikos 
18 - História e Memória - Jacques Le Goff 
19 - A Era dos Extremos - Eric Hobsbawm 
20 - Doutor Jivago - Boris Pasternak 
21 - 1984 - George Orwell 
22 - Casa Grande & Senzala - Gilberto Freyre 
23 - Menino de Engenho/Doidinho - José Lins do Rego 
24 - Democracia na América - Alexis de Tocqueville 
25 - Origens do totalitarismo -Hannah Arendt 
26 - Guerra e paz – Leon Tolstói 
27 - Combate nas Trevas - Jacob Gorender 
28 - Meu amigo Che - Ricardo Rojo 
29 - O espião que sabia demais - John Le Carré 
30 - A Origem das Espécies - Charles Darwin 
31 - O papel do trabalho na transformação do macaco em homem - Friederich Engels 
32 - As veias abertas da América Latina - Eduardo Galeano 
33 - Quase memória: quase romance - Carlos Heitor Cony  
34 - Cem Anos de Solidão - Gabriel García Márquez  
35 - Eichmann em Jerusalém - Hannah Arendt 
36 - O homem revoltado - Albert Camus 
37 - Direita e Esquerda/Igualdade e Liberdade - Norberto Bobbio 
38 - História da Riqueza do Homem - Leo Huberman 
39 - Metamorfose - Franz Kafka 
40 - Manifesto Comunista - Karl Marx e Friedrich Engels