sábado, 26 de julho de 2008

6º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) – 29 de Julho a 1° de Agosto na UNICAMP.

O 6º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), que acontece de 29 de julho a 1º de agosto na Unicamp, terá 23 mesas-redondas com temas como:

Violência e políticas públicas / Eleições municipais e a sucessão de Lula / O Brasil e os desafios ambientais globais / Os 20 anos da Constituição / Ação afirmativa, políticas sociais e pobreza / Modelos de desenvolvimento depois das reformas liberais / A situação da democracia na América Latina, em particular, a crise política na Bolívia / Vários debates sobre Relações Internacionais, com foco especial nos desafios colocados para os países latino-americanos e nas percepções da opinião pública sobre as questões internacionais.

Também terá 39 sessões de sete Áreas Temáticas, que receberam a inscrição de 764 trabalhos. A presidente da ABCP, Maria Hermínia Tavares de Almeida (USP), destaca que “o número de propostas de trabalho inscritas superou o de todas as reuniões anteriores, evidenciando o crescimento e o vigor da Ciência Política e das Relações Internacionais no país, e seu diálogo maduro com as principais questões da agenda política nacional”. “Selecionar os participantes implicou em escolhas difíceis. Por isso, algumas Áreas Temáticas realizarão mais de uma sessão no mesmo horário, permitindo, assim, a apresentação e debate de um número maior de trabalhos”.


No 6º Encontro da ABCP, a conferência de abertura será feita por Lourdes Sola, professora da USP e presidente da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA), com o título “Processos globais: agenda democrática e a nova agenda econômica”.

A conferência central do 6º Encontro será proferida por Helen Milner, da Princeton University, especializada em conexões entre política doméstica e política externa, globalização e regionalismo, que falará sobre “Globalização, desenvolvimento e governança internacional: evolução das relações Norte-Sul.

As sete Áreas Temáticas do 6º Encontro da ABCP e seus coordenadores são listados a seguir:
Cultura Política e Democracia, José Álvaro Moisés (USP)
Eleições e Representação Política, Jairo Nicolau (IUPERJ)
Estado e Políticas Públicas, Eduardo Marques (USP)
Instituições Políticas, Fabiano Santos (IUPERJ)
Política e Economia, Eduardo Rodrigues Gomes (UFF)
Relações Internacionais, Rafael Villa (USP)
Teoria Política, Bruno Reis (UFMG).

Mais informações podem ser acessadas no http://www.cienciapolitica.org.br/ ou no http://201.48.149.88/abcp2008/

Nenhum comentário: