domingo, 20 de julho de 2008

PROJETO BRASIL.

A título de sugestão, o site www.projetobr.com.br, é uma excelente ferramenta. Recomendo aos interessados que acessem o Caso Veja, onde pode-se ler um pouco da nebulosa história e dos negócios obscuros da Revista Veja.


O Projeto Brasil é um empreendimento jornalístico independente que oferece os conteúdos e ferramentas necessárias para a discussão estruturada de temas estratégicos para o desenvolvimento nacional. Idealizado pelo jornalista Luís Nassif, a iniciativa é de responsabilidade da Agência Dinheiro Vivo de Informação e tem como objetivo principal mudar o foco das discussões na imprensa brasileira.

A paralisia do debate sobre políticas públicas nos últimos anos tem vários motivos. De um lado porque o jornalismo atual concentra os esforços apenas nos aspectos financeiros do País, deixando em segundo plano os temas que realmente geram progresso. De outro lado porque o poder público, após o desmanche dos centros de planejamento estratégicos nos anos 90, não definiu claramente uma relação de prioridades para o País.

Apesar da paralisia da mídia em geral, acadêmicos, executivos, autoridade e membros de comunidades organizadas, permanecem dedicando-se à tarefa de pensar o Brasil nas mais diversas áreas. No entanto, esse conhecimento está difuso nos quatro cantos do País, carente de espaço para crescer.

Foi justamente para suprir essa demanda que o Projeto Brasil nasceu em 2003, como um ambiente de discussão na internet. O objetivo é buscar e juntar as idéias dispostas, estruturá-las de maneira lógica e compreensível, contextualizá-las a um ambiente mais amplo, contrapô-las umas às outras, quando dissonantes e apresentá-las de maneira didática através do Documento Mestre. O passo seguinte é propor soluções e acompanhar as ações concretas.

Ao longo dos últimos quatro anos, o projeto ganhou cada vez mais adeptos e cresceu gradativamente, apresentando resultados expressivos em 2006. Com o apoio de empresários dos mais diversos ramos de atividade, o Projeto Brasil 2007 dará um salto de qualidade.

COBERTURA JORNALÍSTICA
O modelo de jornalismo implantado na redação do Projeto Brasil é diferente do adotado pela mídia em geral. Após uma apuração prévia, nossa equipe de reportagem elabora uma matéria sobre determinado tema, que será usada como provocação no sistema de fórum de leitores. Após as contribuições dos internautas, os principais pontos divergentes são identificados e colocados novamente em discussão.

O Projeto Brasil tem uma cobertura sistemática, estruturada, progressiva e colaborativa:
Sistemática porque segue periodicamente os temas de interesse público, independente de o fato em questão estar ou não em voga no resto da mídia.

Estruturada porque cada assunto está dentro de um contexto maior, entre o antes e o depois, vantagens e desvantagens, pontos e contrapontos. Progressiva porque busca o aprimoramento continuo das políticas, por meio do amplo debate em rede. Colaborativa porque conta com a contribuição de especialistas, autoridades e pessoas interessadas no tema.

PÚBLICO ALVO
O Projeto Brasil possui dois públicos diferentes: um mais amplo, que acompanha as discussões e outro mais restrito, que colabora com os debates. Qualquer pessoa interessada no desenvolvimento do Brasil pode acompanhar o http://www.projetobr.com.br/ e se expressar da melhor forma possível. Na outra ponta do debate, o público é formado por pessoas de alto nível técnico, capacitadas a discutir e formular soluções em políticas públicas.

Destaque para:
- Especialistas técnicos das iniciativas pública e privada;
- Acadêmicos de instituições públicas e privadas;
- Autoridades federais, estaduais e municipais;
- Membros dos poderes executivo, legislativo e judiciário;
- Executivos de todos os segmentos;
- Representantes de associações de classe, entidades patronais e sindicatos;
- Estudantes do nível superior.

FÓRUNS DE DEBATES
Além da plataforma na rede mundial de computadores, o Projeto Brasil também organiza fóruns de debate temáticos. As mais de 40 edições realizadas desde 2003 contribuíram para reunir um importante conjunto de informações e ampliar o conhecimento de setores cruciais para o desenvolvimento do País. Abaixo, alguns dos temas explorados no site:

Infra-estrutura / Energia / Biocombustíveis / Telecomunicações / Saneamento / Transportes /Logística /Meio Ambiente /Integração da América Latina /Transposição do São Francisco /Competitividade /Inovação e Tecnologia /Gestão e Qualidade / Tecnologia Militar / Política Industrial / Comércio Exterior / Reformas / Políticas sociais / Educação / Saneamento / Saúde / Inclusão Social / Segurança Pública / Macroeconomia / Câmbio e juros / Contas públicas / Biblioteca / Especiais Caso Veja

Nenhum comentário: