quarta-feira, 22 de outubro de 2008

FESTA DA DEMOCRACIA OU CLIMA DE GUERRA EM CAMPINA GRANDE?

Venho algum tempo tratando das deficiências de nossa (semi)democracia. Ao contrário de muitos, não acho que temos o que comemorar os 20 anos da Constituição (cidadã?) de 1988, pois se ele avançou nos direitos sociais, manteve prerrogativas que os militares tinham durante a ditadura, basta ver os artigos 142 e 144.

É com base neles que os militares federais ficam fazendo papel de polícia a todo tempo, agora mesmo virou moda pedir que o Exército intervenha nos processos eleitorais. É só ver o que está acontecendo no Rio de Janeiro e quem não quiser ir muito longe, basta ver o que está acontecendo aqui em Campina Grande. Tropas Federais vão ocupar as ruas não no dia 26, como de costume, mas já no dia 24.

Será que vão conseguir coibir a compra desenfreada de votos, as agressões de toda sorte, o uso desenfreado de álcool, etc, etc, etc?

Ou invés do voto assegurar as armas, são estas que asseguram aquele.

Em um artigo recente, intitulado "Eleições: festa da democracia ou contrato representativo?" (publicado no
www.paraibaonline.com.br), tratei de vários problemas que temos que enfrentar num período eleitoral e criticava essa visão, tosca, e amplamente divulgada que estamos na FESTA DA DEMOCRACIA.

Conseqüência natural de festas são as ressacas. Penso que é isso mesmo que teremos segunda feira que vem! Inclusive, na próxima semana, publicarei um artigo desenvolvendo essa questão.

Estava, ontem, presente na Campina FM durante o debate entre os candidatos a prefeito de Campina Grande, compondo a Comissão de Direito de Resposta, e o que vi foi uma baixaria generalizada - os candidatos se recusaram a debater e passaram o tempo todo numa troca tautológica de acusações.

Escudados por suas assessorias e seus "aguerridos" militantes, e achando pouco o que já tinha acontecido, marcaram um "encontro" na Associação Campinense de Imprensa para continuar a se agredirem. Não mediram os atos de suas atitudes e por pouco não tivemos uma situação de enfrentamento físico entre os militantes que os seguem o tempo todo.
LAMENTÁVEL!

Essas atitudes irresponsáveis e discricionárias devem ser repudiadas por todos aqueles que valorizam uma eleição como o momento de escolhermos os nossos representantes.

Clima de guerra em frente a ACI
21-10-2008 17:45:00


A discussão iniciada na tarde desta terça-feira (21) no debate da Campina FM, da rede Paraíba Sat, entre os candidatos Veneziano Vital (PMDB) e Rômulo Gouveia (PSDB) terminou na Associação Campinense de Imprensa e piorou. Se no estúdio o debate foi marcado por troca de acusações, na rua se tornou física e a polícia precisou apartar partidários que se pegaram.

O desafio feito durante o debate na Paraíba Sat, em que os candidatos apresentariam provas de suas respectivas denúncias foi levado a sério e ambos foram para o prédio, no largo do Açude Velho, em Campina Grande. Porém, como a ACI não foi avisada previamente, as portas permaneceram fechadas. Segundo o repórter Lenildo Ferreira, do Jornal da Paraíba, que está no local, o clima é de guerra e vários manifestantes já se agrediram. "A situação aqui é crítica e de muita violência", disse alarmado. Os dois candidatos, após o início das agressões físicas deixaram o bate-boca de lado e procuraram a proteção de seus correligionários.

A Justiça Eleitoral foi chamada e enviou o comando da polícia militar e o batalhão de choque para controlar a situação. Mas somente depois de três horas de confusão que nem os fiscais eleitorais, nem a polícia militar conseguiram por fim, os candidatos, convencidos pelo vereador Fernando Carvalho (PMDB), resolveram deixar o local ao mesmo tempo.

Tropas federais chegam na sexta em Campina Grande
21/10/2008 20:36:00

Da Redação

Com Assessoria do TSEO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu enviar reforço das tropas federais para o segundo turno das eleições deste domingo (26) em Campina Grande. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE) solicitou o envio de forças federais para atuar na cidade de 24 de outubro até o final da apuração dos votos. Campina é a única cidade do Nordeste que não é capital a ter segundo turno, Campina Grande tem 266.516 eleitores cadastrados.

Ao todo, os ministros aprovaram o reforço na segurança pública quatro municípios neste segundo turno segundo turno das eleições para prefeito. Também contarão com reforço na segurança as cidades de Manaus (AM), Belém (PA), e Benedito Leite (MA). O governador Cássio Cunha Lima disse não ter qualquer restrição a presença de tropas na Paraíba. Ele disse que diversas ações estão programadas para estabelecer a ordem, mas está preparado para garantir com sua força policial a segurança do pleito.

http://www.paraiba1.com.br/ http://www.paraiba1.com.br/

Nenhum comentário: