quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Index da democracia

Os resultados do "The Economist Intelligence Unit’s Index of Democracy - 2008" confirmam que, seguindo uma tendência global, após uma longa década em que a democracia se expandiu pelo mundo agora temos um processo estacionário. Comparando os resultados da Edição/2008 com aqueles presentes no Índice de 2006 percebe-se um padrão dominante de estagnação. Embora não se veja uma tendência de regressão, há poucos exemplos de uma melhoria significante. A crise financeira global poderia ameaçar democracias em algumas partes do mundo.

Esta é a 2ª edição do índice de democracia do "The Economist Intelligence Unit’s" que reflete a situação da democracia no mundo a partir de setembro de 2008. O Índice traz uma espécie de instantâneo do atual estágio da democracia mundial em 165 países, i.e., cobre a população de quase todo o mundo.

O índice está baseado em cinco categorias: processo eleitoral e pluralismo/ liberdades civis/ funcionamento do governo/ participação política/ cultura política.

Os países são colocados dentro de quatro tipos de regimes: democracias consolidadas/ democracias rachadas ou com falhas/ regimes híbridos/ regimes autoritários.

PS: O Brasil ficou na classficação de democracia rachada - algo que requer uma análise, pois é paradoxal o Brasil ser assim classificado se a idéia corrente é que nossa democracia está consolidada.

Nenhum comentário: