sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Algumas recomendações aos navegantes.

Gostaria de iniciar fazendo algumas breves recomendações para aqueles que me honrarão acessando este Blog.

Sem querer entrar em detalhes sobre a minha pessoa, mesmo porque nunca soube bem legislar em causa própria, e como a partir de agora passa a ser função dos leitores os julgamentos e críticas, as análises, opiniões e elogios (se os merecer, óbvio) evitarei maiores comentários.

Deixarei de lado algumas formalidades e irei direto ao assunto, que aparecerá sempre em colunas com uma periodicidade que penso ser impossível de precisar, pois sou pautado pelos acontecimentos de nossa realidade que, para o bem ou para o mal, nunca é monótona.

Apenas a título informativo, gostaria de dizer que sou historiador, professor, a quase 15 anos, da Universidade Estadual da Paraíba (fato que muito me orgulha), mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco.

Já fui articulista do Jornal da Paraíba por cerca de três anos e desde Agosto de 2005 sou colunista do http://www.paraibaonline.com.br/ e a quase dois anos venho com frequência participando de programas de rádio e televisão, em geral fazendo análises sobre a conjuntura política nacional, regional e local.

Em minha dissertação de mestrado analisei a atuação das organizações de esquerda durante a ditadura militar e como elas lidavam com o autoritarismo e a democracia. Atualmente, desenvolvo estudos sobre a (in)consolidação democrática brasileira e como as instituições políticas contribuem (ou não) para isso. Além de me dedicar bastante a questão da democracia na América Latina e como a nossa cultura política tem contribuído para que, como afirma o sociólogo Bernardo Arévalo, "tenhamos o hardware da democracia e o software do autoritarismo".
Toda essa conturbada conjuntura política brasileira que vivenciamos me preocupa, me inspira a fazer análises e buscar contribuir de alguma forma para o debate em nossa sociedade. Já nos primeiros artigos e nos comentários que serão postados os leitores poderão perceber esse estado de coisas.

Apesar de focar minhas atenções no âmbito da política, fazendo análises de conjuntura e desenhando cenários, escrevo, também, sobre outros temas.
Em geral, quando saio do meu objeto central, é para apontar questões que acho merecedoras de nossa atenção e, por isso mesmo, permito-me até escrever sobre algumas de minhas paixões como a música (Rock, Jazz/Blues, MPB); o cinema (e aqui não tenho estilo definido, gosto do que considero bom e isso vai de James Bond, passando pelos clássicos filmes de guerra, até as obras primas de Fellini e Hitchcock e chegando no inesquecível Cinema Paradiso); o futebol (por exemplo, sobre as únicas “unanimidades” nacionais - o Clube de Regatas Flamengo e o Campinense Clube
); e até mesmo fatos do nosso cotidiano que permitem algumas reflexões.

Não de forma pretensiosa, o que quero é contribuir para uma saudável polêmica, pois, e como bem disse Berthold Brecht, “ ... em tempos de discórdia, crises e confusão a ausência política é um verdadeiro crime e deve ser combatida”.

Nenhum comentário: