quarta-feira, 28 de março de 2012

ANALISANDO AS PRÉ-CANDIDATURAS - TATIANA MEDEIROS


Tatiana Medeiros esta filiada ao PMDB. Têm 44 anos, é divorciada, médica e natural de Campina Grande. O valor total de seus bens declarados é de R$ 711. 937,21. Ela é atual secretaria de saúde da Prefeitura Municipal de Campina Grande e já foi coordenadora geral do Serviço De Atendimento Móvel De Urgência – SAMU. Em 2010 foi candidata a uma vaga na Assembléia Legislativa da Paraíba pelo PSL, obtendo 10.408 votos. Mas, isso não foi suficiente para sua eleição. Em 2008 viu seu filho mais velho, Cassiano Pereira, ser eleito vereador de campina grande, também pelo PSL, com 2.069 votos.

Tatiana foi protagonista do primeiro fato político relevante de 2012 - o anuncio do prefeito Veneziano Vital de que ele, o PMDB e sua família a apoiariam na disputa pela prefeitura de Campina Grande. O processo foi complicado! Cerca de seis aliados de Veneziano se enfrentaram publicamente para ver quem seria o escolhido para disputar sua sucessão.
Baseados numa pesquisa, que não foi publicada, a família Vital do Rêgo decidiu que Tatiana a representaria na eleição.  E, claro, ficamos com uma aliada satisfeita e vários insatisfeitos. As arestas ficaram. Saberá ou poderá Tatiana apará-las? Poderá contar com o decisivo apoio dos que foram preteridos? Existe, de fato, um clima favorável a sua candidatura dentro da base aliada de Veneziano?
No entanto, convenhamos, a escolha de Veneziano é coerente, na medida em que foi Tatiana quem, dentre os postulantes, postou-se em defesa do governo municipal. Tatiana está na linha de combate a defender o prefeito Veneziano contra tudo e contra todos. Ela demonstrou fidelidade e foi recompensada com a escolha. Simples Assim.
Aliás, esta eleição é de vida e morte para Veneziano, pois ele só viabiliza sua candidatura a governador da Paraíba em 2014 se resolver seu próprio dilema do poste. Ou seja, como ele pinçou alguém de sua equipe para emprestar seu capital político eleitoral, precisa emplacar esse nome para legitimar-se como liderança estadual, do contrário perde espaço.
A questão é que Tatiana é pouco experiente na política eleitoral. Nunca foi testada em uma eleição majoritária e na única vez que foi às urnas, perdeu. Mas, ela sabe racionalizar derrotas. Numa entrevista recente disse que a “candidatura de 2010 foi sem pretensões”, já que ela não é uma “política carreirista”. Tatiana tem que deixar suas pretensões claras. Deve assumir que quer fazer carreira na política, do contrário seguiria sua competente carreira de médica.
Sua experiência como gestora na área de saúde é feita de altos e baixos. Sendo sua secretaria estratégica, ela tem um enorme potencial de trabalho eleitoral nas mãos. Mas, alterna momentos em que apresenta coisas relevantes, como o projeto “Saúde Itinerante”, com momentos em que ocupa a imprensa para responder e/ou atacar os críticos da gestão do prefeito Veneziano. Sua marca registrada é a voracidade pela qual se dirige a todos aqueles que criticam as ações de sua secretaria. Por vezes, Tatiana extrapola o nível do diálogo.
Se é preciso, numa eleição, ter altivez para lidar com o endurecimento do embate, também se deve ter moderação para que a agressividade não sobresaia. Saberá Tatiana equilibrar-se entre estas duas características?