sexta-feira, 30 de março de 2012

ANALISANDO OS PRÉ-CANDIDATOS – GUILHERME ALMEIDA.

Guilherme Almeida é filiado ao PSC. Têm 47 anos, é casado, e natural de campina grande. O valor total de seus bens declarados é de R$ 557.072,61. Guilherme entrou para político pelas mãos de sua família. Ele é neto de Elpídio de Almeida e Argemiro de Figueirêdo. E é filho de Orlando Almeida, que foi deputado estadual e prefeito de Campina Grande. Inclusive, ele estreou na política eleitoral se elegendo vereador em 1992, utilizando, em seu favor, a história política do seu pai.

Guilherme foi vereador por 4 legislaturas seguidas. Foi também secretario de obras e serviços urbanos no primeiro governo de Veneziano. Em 2010 foi eleito deputado estadual com 29.858 votos. Desse total, mais de 14 mil sufrágios foram obtidos em Campina Grande. Assim ele passou a pleitear a candidatura à prefeitura de campina grande. Desde o início sua articulação foi orientada para que o prefeito Veneziano o escolhesse como seu candidato e de seu grupo.


Guilherme é tido como bom deputado. Já foi escolhido como o segundo parlamentar mais atuante da Assembléia Legislativa Da Paraíba. Mas, ele carece de experiência administrativa já que nunca foi gestor. Assim como outros candidatos deve ir para a disputa majoritária pela primeira vez. Por isso não temos parâmetros para analisar como se portará na campanha eleitoral. Nada posso adiantar sobre sua participação em um debate, por exemplo.


Sabemos que ele tem um comportamento político moderado, que não é dado a explosões e agressividades.  Deve, por certo, obter vantagens com isso.  Mas, como se sabe, Veneziano lançou Tatiana Medeiros como candidata. Guilherme foi preterido, mas soube assimilar o golpe e segue aliado de veneziano.


Ele chega mesmo a agir, em alguns momentos, como se contasse com apoio incondicional do prefeito. Por vezes ele elogia e defende a gestão de Veneziano. Guilherme faz um jogo de aposta alta. Ele não considera a possibilidade de não ser candidato. Afirma que sua postulação é real e que irá até o fim do processo. Na verdade, ele aposta que Tatiana não decolará ou não chegará ao 2° turno. Assim, ele se tornaria a opção única de Veneziano para enfrentar a candidatura do grupo do senador Cássio Cunha Lima.
A única certeza de Guilherme, neste momento, é a de poder contar com o apoio de seu partido. Ele sabe que na convenção partidária terá sua candidatura chancelada. Inclusive, esta semana ele deu uma entrevista em que reconhecia que sua candidatura não é forte, por não contar com os apoios do prefeito e do governador.


Mas, esse não é único problema de Guilherme. Ele não tem uma política de alianças consistente. Ao que se sabe, apenas o PR deve vir a compor com o PSC. Assim, Guilherme corre o risco de chegar na eleição com o tempo para o guia eleitoral (no rádio e na TV) bastante reduzido. Como eu disse, este é mesmo um jogo de aposta muito alta. Guilherme segura suas cartas para uma única jogada, corre o risco de ter de sair do jogo mais cedo.