DIRETAS JÁ!

DIRETAS JÁ!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Finalmente, a presidente veio até nós.





 



Hoje, a presidente Dilma Rousseff chega à Paraíba para uma visita que deve durar algo em torno de oito horas. É uma visita protocolar para entregar obras e manter contatos políticos com lideranças locais. Com Dilma virão quatro ministros. Aguinaldo Ribeiro virá por ser paraibano e titular da pasta das cidades. Os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e a Secretaria de Comunicação, Helena Chagas, também virão na comitiva.




Eu consultei o site da presidência da República sobre a agenda da presidente para o dia de hoje. Ela vai embarcar daqui a pouco, às 08 horas, na Base Aérea de Brasília. A previsão é para que ela desembarque no Aeroporto de João Pessoa às 10 horas. A presidente será recebida pelo Governador do Estado, Ricardo Coutinho, e pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. Faz parte do protocolo. Mas, haverá no aeroporto uma colossal concentração de políticos, não importando se de situação ou oposição.




Às 10h30m a presidente chegará ao Residencial Jardim Veneza, em João Pessoa, para uma cerimônia de entrega de 576 unidades habitacionais e 22 máquinas retroescavadeiras a alguns municípios paraibanos. É bom não esquecer que Dilma Rousseff já está em campanha visando sua reeleição. Essas viagens são, fundamentalmente, eleitorais. Entregar casas, máquinas, estradas, açudes, ou seja lá o que for, faz parte do jogo eleitoral.




Daí porque Dilma demorou tanto a vir à Paraíba. É que desde a posse ela não tinha algo consolidado para entregar aos paraibanos. Também, não tinha o que prometer. O fato é que a Paraíba segue não sendo prioridade para os governos federais. Na agenda da presidente não é dito a que horas termina a cerimônia no Jardim Veneza, nem onde ela almoçará e com quem. Mas, o fato é que ela vai ter algum tempo para conversar com lideranças políticas e para o almoço.




Eu não sei com quem e nem onde ela vai almoçar, mas eu sei qual será o cardápio. A entrada, o prato principal e a sobremesa da refeição presidencial será política, política e, finalmente, política, tudo muito bem temperado com eleição. As 15h45m haverá uma cerimônia alusiva à visita às obras do Canal Acauã-Araçagi, Adutor da Vertente Litorânea, Barragem Acauã–Itatuba. É assim que está na agenda que a presidência da República divulgou. Eu não entendi o que de fato vai acontecer.




Não está claro se a presidente vai até Itatuba ou se ela fica em João Pessoa e faz algum ato alusivo por lá mesmo. Eu desconfio que ela deva dar uma esticada até Itatuba. Afinal, são apenas 117 km e isso de helicóptero ou num avião pequeno não é nada. Apenas recomenda-se que se arrume uma aeronave segura, pois não queremos que a presidente passe pelo susto que Ricardo Coutinho passou recentemente.

  

Aliás, o que será que nosso governador irá conversar com Dilma? A assessoria informou que ele vai reivindicar a Dilma uma nova captação das águas do Rio São Francisco, a construção de uma adutora que leve água do “São Francisco” para a região do Curimataú e uma ampliação do aeroporto de João Pessoa. Se ele será atendido não se sabe, pois Dilma costuma ser mais inflexível do que o próprio Ricardo quando o assunto é atender reivindicações de aliados. Uma comissão de Deputados Estaduais vai entregar a Dilma o documento oficial do SOS SECA. De fato, é interessante que se diga insistentemente à presidente os malefícios que a seca tem causado a Paraíba, pois se ela não sair da capital como vai poder ver a tragédia que nosso povo enfrenta diariamente?





Importa saber as consequências da vinda de Dilma para o povo paraibano. O ministro Aguinaldo Ribeiro disse que a presidente deve anunciar investimentos de R$ 140 milhões para obras de mobilidade urbana. Uma dessas obras é a implantação do BRT, o sistema de ônibus rápido e articulado, para as cidades de João Pessoa e Campina Grande. O ministro disse que Dilma deve anunciar investimentos para obras de saneamento e pavimentação no Estado. Ou seja, Dilma vai entregar casas e máquinas e vai fazer promessas, pois ela é candidata à reeleição e está plena campanha eleitoral. O fato é que a viagem de Dilma vai servir para inaugurar o palanque paraibano da presidente.




O ministro Aguinaldo disse que as divisões políticas não impedem mais a aproximação da presidente com o povo do Estado e que a visita de Dilma é um marco para todos os paraibanos. Nunca houve impedimentos para que Dilma se aproximasse dos paraibanos, a não ser o fato que nas eleições passadas ela não foi bem votada pelos paraibanos. Será que foi por isso que ela demorou tanto para vir por aqui?




Nenhum comentário:

GilBlog - Arquivo

ÚLTIMO ARTIGO PUBLICADO

ÚLTIMO ARTIGO PUBLICADO
Este foi um dos últimos artigos que publiquei: “SOMOS TODOS UM BANDO DE ARAMIS". Neste artigo analiso porque somos avessos à consolidação de nossa democracia. Discuto a contradição de praticarmos procedimentos democráticos enquanto cevamos um ancestral saudosismo de nosso passado ditatorial. Sugiro refletirmos sobre o paradoxo de parte da sociedade usar a liberdade de expressão para pedir um regime que pode acabar com ela. http://www.paraibaonline.com.br/colunista/santos/9920-somos-todos-um-bando-de-aramis---parte-i.html

OBRAS DE ARTE EM FORMA DE VINIL

OBRAS DE ARTE EM FORMA DE VINIL
Este é o primeiro disco do Pink Floyd. Já começou assim mesmo: psicodelizado, distorcido, viajadão, cheio de efeitos! É daqueles discos para ouvir vez por outra acompanhado de algo que te dê alguma distorção mental. Aliás, o Floyd começou muito bom, esteve uma época fantástico, e terminou bom! Neste disco temos Syd Barret com Roger Waters, Rick Wright e Nicky Mason, sem David Gilmour, ainda.

Postagens populares

Total de visualizações de página

Seguidores

Google+ Followers