sexta-feira, 8 de março de 2013

Não te dou parabéns, te dou todo meu respeito.








                           

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Hoje é aquele dia em que nos sentimos obrigados a parabenizar toda e qualquer mulher que venha a passar em nossa frente. É que com o passar do tempo essa data foi deixando de ser um dia de luta para ser um dia de festas. Vejam que cada vez mais o papel político do Dia Internacional da Mulher vai sendo substituído por um dia destinado a homenagear as mulheres, com aquelas mensagens que, em geral, servem para escamotear a realidade em que vivemos. Hoje, mulheres vão receber flores, declarações de amor e mensagens que as enaltecem como se pertencessem a uma raça superior. Em apenas um único dia a mulher será tratada como se não tivesse defeitos, como se não fosse um ser humano normal.





A diretoria de Recursos Humanos do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande promove ato alusivo à data. No folder, que divulga o evento, não há nada que lembre o papel político do oito de março. Pelo contrário. No folder não se faz alusão ao fato do dia 08 de março ser consagrado às mulheres pelas lutas que elas travaram ao longo da história, mas por ela ser raiz da sensibilidade, tronco da multiplicidade, folha da serenidade, essência da natureza humana, etc, etc, etc. Essas características não são exclusivas do gênero feminino, elas fazem parte da essência humana, ou pelo menos de uma parte da raça humana.




O fato é que o 08/03 foi consagrado à mulher como um reconhecimento às lutas por ela empreendidas. Em 8 de março de 1857, operárias de New York ocuparam a fábrica têxtil onde trabalhavam para reivindicar redução na jornada de trabalho, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. As manifestantes foram violentamente reprimidas. Elas foram trancadas na fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas. Em 1910, numa conferência na Dinamarca, se convencionou que o 08/03 seria o "Dia Internacional da Mulher" em homenagem àquelas que, como as têxteis, lutavam por seus direitos. Em 1975, a ONU oficializou a data através de um decreto.





Assim, e pelo mundo afora ao longo do século XX, o 08/03 ficou sendo usado para que as mulheres se manifestassem e lutassem pelos seus direitos. O 08/03 passou a ser o símbolo da luta das mulheres contra a opressão, a violência, o preconceito, etc. É por isso que hoje não é um dia para se dar parabéns às mulheres. Também não deve ser um dia para você, caro ouvinte, fazer uma declaração de amor para sua esposa, namorada, companheira, ou seja lá como você a trate.





Hoje não é o dia ideal para você ofertar flores para sua amada. Também não indico que você dê uma caixa de bombons de chocolate para ela, pois corre o risco dela comer tudo e, depois, dizer que engordou por causa dos bombons que você deu a ela. Se o caro ouvinte aceita uma sugestão, não dê nada disso a sua amada. A melhor coisa a dar a ela hoje é RESPEITO. Diga a ela, com sinceridade, claro, que a respeita pelo que ela é, pelos valores e opiniões que ela têm.




Se você é daqueles que costuma violentar física e/ou emocionalmente a mulher que diz amar, aproveite o dia de hoje para refletir. Já que o 08/03 é uma homenagem às mulheres que se levantaram contra a opressão, use o dia de hoje para prometer a sua amada que nunca mais vai oprimi-la. Quando chegar o dia do aniversário dela, ou o dia dos namorados, ou ainda o aniversário de casamento de vocês, aí sim, você solta a imaginação. Declara-se para ela, mande flores, dê os parabéns, recite poemas, mande mensagens apaixonadas, etc.




 




Hoje, é um dia para as mulheres se manifestarem politicamente e para reafirmarem seus direitos, mesmo que estejam reavaliando se realmente valeu a pena lutar tanto para entrar no mercado de trabalho e ter os mesmo direitos e deveres dos homens. O movimento feminista não fez a luta completa. Deveria ter lutado para que a mulher fosse para o mundo do trabalho, com os mesmo direitos dos homens, e para que estes fossem obrigados a assumir das tarefas de casa. Nessa luta as mulheres saíram perdendo na medida em que passaram a ter a dupla jornada de trabalho e os homens seguiram tendo a jornada de sempre. Mas, nem tudo está perdido, pois muitos homens, como eu, são bons donos de casa.




Outra coisa que fugiu do roteiro foi o fato de que a mulher entrou pela porta dos fundos na política institucional. Vejam que as deputadas, vereadoras e prefeitas da Paraíba são, com raras exceções, meras extensões dos interesses de seus maridos, país ou irmãos. Mas, elas tiveram conquistas fabulosas, como a de não mais precisarem adotar o sobrenome do marido após o casamento. É que antigamente os senhores cravavam no gado e em suas esposas a marca que carregavam, como símbolo de poder.





O fato é que não adianta, hoje, parabenizar a mulher, apontando as qualidade dela, e passar o resto do ano desrespeitando-a em seus direitos. Eu mesmo, hoje, não vou dar parabéns para minha esposa e para minhas filhas. Eu vou, na verdade, reafirmar todo o respeito que tenho por elas.




Nenhum comentário: