Na eleição de 2008 eu recebi,
em Recife, um panfleto que prometia me preparar para ser candidato a vereador
em um curso com duração de seis horas. Bastaria ligar para um número de
telefone que aparecia no panfleto, agendar uma breve entrevista, efetuar o
pagamento e já ir para o curso.
Não dei crédito para o panfleto, claro, mas resolvi
guardá-lo não me perguntem por quê. Outro dia, folheando minha agenda de 2008
encontrei o tal panfleto. Busquei na internet e descobri que existe um
verdadeiro mercado com todo tipo de material e cursos para quem quer ser
candidato a um cargo eletivo.
Existe o “kit campanha”. É uma cesta de produtos que oferece
aos candidatos, a preços módicos, um resumo do que as grandes campanhas têm a
preços exorbitantes. Acostumadas a atuar no atacado, as consultorias
resolveram, usando a experiência das grandes campanhas, oferecer produtos no
varejo. Numa agência de marketing eleitoral ou pela internet, um candidato pode
adquirir um pacote com consultoria individual e o “enxoval de campanha”
completo.
A campanha para vereador sai por R$ 36.800,00 e a de
prefeito fica por R$ 43.500,00. Se o candidato negociar os serviços em separado
os preços caem. Inclusive, se aceita pagamento parcelado em cartão de crédito. Li
uma entrevista com um diretor do núcleo de marketing político de uma dessas
empresas de consultoria. Ele confirma o que já se sabe. Diz ter descoberto um
nicho de mercado que é vender material para candidatos que não têm condição de
contratar uma equipe de marketing permanente.
Existe, por exemplo, o chamado
pacote “essencial” feito para prefeitos. Ele promete uma campanha vitoriosa.
Aliás, duvido que se prometa algo diferente. Ele vem com material gráfico,
jingle, programa de rádio, sessão de fotos, encontros com consultores para
treinamentos de mídia e assessoria de imagem. E ainda oferece sessões de
relaxamento.
Vi outra oferta na internet, mais em conta. Um consultor
político vende, por R$ 200, um kit com livro e DVD intitulado “quero ser eleito”. No site aparece o
seguinte texto promocional: “o programa
que está revolucionando e democratizando as campanhas eleitorais em todo país”.
A 2ª edição do kit já vendeu 14 mil cópias desde o início de 2011.
Eu não sei que revolução é essa, pois eles não ensinam nada
muito diferente do que já vem se praticando por aí. A diferença é que o
material vem dentro de uma caixa. Do que sei sobre o sistema político
democrático e sobre a teoria democrática desconfio que um livro e um DVD
consigam democratizar o processo eleitoral brasileiro com todos os seus problemas
e distorções.
Um candidato ligado ao mundo
digital pode comprar um pacote de campanha na internet. Por R$ 5.000,00 terá
criação e hospedagem de website, administração de perfis e monitoramento em
redes sociais. Mas se for um candidato tradicional pode, por R$ 6.000,00,
adquirir serviços gráficos, propaganda para radio, TV e carro de som. Com mais R$
10.000,00 ele adquire uma consultoria de imagem pessoal.
Se o candidato quer ver como anda seu desempenho eleitoral
pode contratar uma pesquisa qualitativa e de intenção de votos por R$ 8.000,00.
Claro, a análise da pesquisa vem no pacote. Se você não sabe redigir um
discurso, não tem problema. Por R$ 150,00 leva um, basta informar o tema. Com
mais R$ 200,00 leva um pacote com projetos de lei para ter o que apresentar a
titulo de propostas de campanha.