sexta-feira, 1 de junho de 2012

ATUALIZANDO OS DADOS DO AMBIENTE PRÉ-ELEITORAL.


Atualização dos dados, na informática, é o processo pelo qual se soma, aos dados existentes, informações novas. Não importando se elas são relevantes. É isso que farei sobre o ambiente pré-eleitoral de Campina Grande. Às informações que já dispomos, pretendo reunir algumas novas.



Mas, não temos notícias que causam surpresa. Apenas, como diria Cazuza, um “museu de grandes novidades”. O jogo político-eleitoral tem lá suas previsibilidades. A primeira delas é que a eleição já começou a ser judicializada. Arthur Almeida barrou, através de liminar, a intervenção no PTB e mantém sua pré-candidatura.



O caro ouvinte deve lembrar que eu falei várias vezes que até o final de maio viveríamos o período probatório das pré-candituras. É o momento em que atores políticos tentam viabilizar suas candidaturas. Mas este período só vai mesmo acabar com o prazo final para que os partidos façam suas convenções.



Tínhamos nove pré-candidaturas. Com o impedimento de Alexandre Almeida (PT) e a desistência de Fernando Carvalho, ficamos com sete. Agora temos a desistência de Marlene Alves, que decidiu apoiar Guilherme Almeida. Nenhuma novidade, apenas a confirmação do que já se tinha como certo. Durante alguns dias especulou-se que Marlene seria a vice de Guilherme. Marlene desistiu, mas a aliança foi mantida. Apenas os atores políticos trocaram de cadeira.



Marlene tornou-se a coordenadora da campanha de Guilherme. E o advogado Félix Neto (filiado ao PC do B) o vice na chapa do candidato do PSC. Enfim, temos uma chapa? Provavelmente sim, mas eu esperaria, ainda, o resultado das convenções. É que as coisas da política mudam ao sabor do vento.



Sobre essa aliança devo dizer que o vice, Felix Neto, é filho do ex-prefeito Félix Araújo. Tudo haver, se Félix pai não fosse filiado ao PP e apoiasse Daniella Ribeiro. Aliás, algo para tentarmos entender. Porque o ex-prefeito Félix Araújo não está apoiando a candidatura de Romero Rodrigues, que é apoiado por Cássio Cunha Lima.



Uniram-se o Partido Comunista do Brasil com o Partido Social Cristão. Os comunistas deixaram de ser ateus ou os cristãos deixaram de acreditar em Deus? Seguem firmes na disputa Daniella, Romero, Tatiana e a candidatura de Guilherme ganha novos contornos e se fortalece no nível político-partidário. O PC do B praticamente definiu que sairá das eleições com uma secretaria municipal. Se Guilherme foi eleito, Marlene Alves pode vir a ser secretaria de educação.



A novela mexicana do PTB com Arthur Almeida continua. Arthur reafirmou que é candidato, mas continua batendo em seu partido. Ele ainda chora mágoas na imprensa. Ainda se diz decepcionado com a política. Na ânsia de consolidar sua candidatura, Arthur lança mão até de certa tendência a chantagem emocional e a vitimização. Essa insistência pode levar Arthur a disputar a eleição. Mas, como ele não ultrapassa o índice de 1% nas pesquisas, deve ser a próxima desistência. Sem contar que, se a liminar que ele dispõe for caçada, ele perde a estrutura partidária de campanha e volta para o início do jogo.



Tatiana, Romero e Daniella continuam nos bastidores em busca de apoios e partidos para compor suas coligações. Eles já plantaram, agora colhem apoios. Em breve veremos quem colheu mais. Ainda não temos notícias da seara da esquerda revolucionária. Faz algum tempo que David Lobão não se pronuncia. Será que ele desistiu e se esqueceu de anunciar?