quarta-feira, 19 de março de 2014

QUEM VAI PEDIR VOTOS PARA O GOVERNADOR?


Ontem eu analisei o discurso do governador Ricardo Coutinho, principalmente o que alguns têm chamado de uma “caetaneada” do governador. Eu me refiro ao fato dele ter dito que é o (SIC) “avesso, do avesso, do avesso da política”. Parece que Ricardo Coutinho se inspirou na música “Sampa” de Caetano Veloso, naquele trecho em que o “antigo compositor baiano” diz: “E foste um difícil começo/ Afasta o que não conheço /E quem vem de outro sonho feliz de cidade /Aprende depressa a chamar-te de realidade /Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso”. Será que, ouvindo Sampa, o governador lembrou-se de 2010, quando se aliou ao PSDB de Cássio Cunha Lima? Será que lhe veio à mente o difícil começo de quem vinha de uma feliz realidade política onde os girassóis lhe rodeavam tal qual um gigantesco sol?

O fato é que, ao compor, com os políticos mais tradicionais da Paraíba, Ricardo teve que aprender a chamar de realidade aquilo que sempre tratou como algo idílico. Hoje, o governador se coloca como o avesso do avesso daquilo que já tratou como ideal. Por força das circunstâncias, o governador foi forçado a reorientar toda sua estratégia. Como não pode mais contar com os aliados de seu ex-aliado Cássio Cunha Lima e como não tem escolhas, terá que ir às urnas nem que seja para perder, ele mudou seu foco. O fato é que esta eleição traz algo absolutamente novo para o governador Ricardo Coutinho. É que esta será a primeira vez que ele irá concorrer, numa eleição majoritária, sem poder contar com o apoio, e os votos, de uma liderança política tradicional.

A se confirmar o atual cenário político partidário finalmente saberemos o real tamanho do capital eleitoral de Ricardo Coutinho. Vamos poder definir o quantitativo de votos que o governador detém fruto do desenvolvimento de sua própria carreira política. Enquanto Ricardo foi candidato a cargos no legislativo, seja na Câmara Municipal de João Pessoa, seja na Assembleia Legislativa, contava com o apoio de movimentos sociais, de ONG´s e de partidos políticos de esquerda.  Ele foi vereador e deputado estadual sempre bem votada por trazer a bandeira desses setores. Sua boa atuação política lhe permitia ser eleito. O parlamentar Ricardo Coutinho vinha trilhando o caminho que fatalmente lhe levaria a governança.

Quando decidiu migrar para o poder executivo, Ricardo não dispunha de suficiente musculatura eleitoral. Foi preciso se aliar com os que tinham capital eleitoral encorpado. Assim, Ricardo teve que começar a se misturar com quem sempre criticou. Para se eleger prefeito de João Pessoa, Ricardo se aliou com o então senador da República, José Maranhão, chefe maior do PMDB paraibano. Aliado ao tradicional cacique, Ricardo se elegeu duas vezes prefeito da capital paraibana. Nunca se poderá saber com exatidão com quanto Ricardo entrou, em termos de votos, nas duas vezes em que foi muito bem votado nas eleições municipais. O que de fato se sabia é que José Maranhão, sim, emprestava seu peso eleitoral para Ricardo.



Em 2010 a história se repetiu. Havia a possibilidade de Ricardo ser candidato a governador da Paraíba, mas se sabia que apenas com os muitos votos da capital ele jamais chegaria ao Palácio da Redenção. A solução bem sabemos qual foi. Ricardo Coutinho se aliou a Cássio Cunha Lima e se elegeu governador, numa disputa contra José Maranhão, que não escondia a revolta de ver o outrora aliado lhe atirando na cara a pecha de liderança antiquada. Hoje, Ricardo dá uma “caetaneada” e se coloca como o “avesso, do avesso, do avesso da política”, mas em 2010 ele teve que recorrer à liderança e ao vitaminado capital eleitoral campinense de Cássio Cunha Lima.

E é bom não esquecer que no pacote veio o partido Democratas, ex-PFL, e um sem número de lideranças e pequenos e médios partidos que garantiram a Ricardo Coutinho um vantajoso tempo no guia eleitoral do rádio e da televisão. O fato é que sem os encorpados capitais eleitorais de José Maranhão e Cássio Cunha Lima, Ricardo Coutinho dificilmente teria sido eleito prefeito e governador. A mãe de todas as ironias é que, hoje, Ricardo vai ter que bater de frente com ambos. Ricardo sempre se colocou como a 3ª via. Hoje, ele se coloca como diferente de tudo isso que aí está, numa palavra, ele se posta como o avesso do avesso. Por uma questão de coerência, Ricardo terá, então, que dispor apenas de seu próprio capital eleitoral.

Agora não mais será possível contar com antigas e tradicionais lideranças. Nã vai dar mais para contar com o carisma dos que, de fato, possuem capital eleitoral para dar, vender, empresta, trocar, etc. Para Ricardo, essa eleição será bem diferente das outras. Se for reeleito, Ricardo Coutinho poderá de fato dizer que não precisa mais das antiquadas lideranças. Poderá lembrar a este analista político que é mesmo o avesso do avesso. Mas, do contrário, ficará marcado como aquele que só se elege se puder dispor do capital eleitoral alheio.

Você tem algo a dizer sobre essa COLUNA ou quer sugerir uma pauta? gilbergues@gmail.com
AQUI É O POLITICANDO, COM GILBERGUES SANTOS, PARA A CAMPINA FM.

Nenhum comentário: