sexta-feira, 23 de maio de 2014

O TITANIC QUE NÃO PARA DE AFUNDAR.


Existe um ditado que diz que “quando o navio está afundando, os ratos são os primeiros a abandoná-lo”. Dizem os especialistas que dá para perceber que o barco vai mesmo à deriva quando se vê os roedores abandonando rapidamente a embarcação. Outro famoso ditado diz que “cuspir no prato que comeu” é quando alguém desdenha de algo do qual já tirou proveitos. Apesar de que pior do que cuspir no prato que se comeu é ter que voltar pra comer no prato que se cuspiu. Eu estive vendo fotos da solenidade, em 30 de outubro de 2007 em Zurique na Suíça, quando a FIFA ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014. São imagens que revelam um raro senso de oportunismo dos que nelas aparecem.

Vemos o então presidente Lula falando ao microfone, tendo ao seu lado direito o escritor Paulo Coelho e os ex-jogadores Dunga e Ronaldo. Ao seu lado esquerdo se vê o também ex-jogador Romário, que é deputado federal pelo Rio de Janeiro. Aparecem ainda, ao lado de Romário, o todo poderoso presidente da FIFA Joseph Blatter e o ex-presidente da CBF, mas ainda muito poderoso, Ricardo Teixeira. Na foto, Romário segura a Taça Copa da FIFA e todos estam felizes e descontraídos. Eles só pensavam na grande conquista. Grande? Nem tanto. Pois, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa sem que houvesse concorrência. A FIFA tinha decidido, bem antes disso, que esta Copa seria no continente Americano e que o Brasil seria sua sede.

Naquele momento, esses senhores não queriam saber dos problemas que, agora, enfrentamos. Lembro que Lula dizia que os que eram contra a realização da Copa no Brasil não eram brasileiros e não tinham amor a “seleção canarinho”. Eu fui e sigo contrário a realização dessa Copa dos horrores no Brasil. Será que eu nasci na Argentina e nunca me disseram? De fato eu não morro de amores por essa seleção. A única Seleção que de fato me emocionou foi aquela de 1982, mas isso é outra história. O que sinto é uma enorme e brutal indiferença por essa que já foi, num passado remoto, a pátria de chuteiras, como diria Nelson Rodrigues. Mas, o fato é que os senhores que aparecem na foto se mostravam orgulhosos de estarem ali a desempenhar aquele papel.

Mas, algo saiu errado. Não mais do que de repente alguns dos senhores, presentes à foto, começaram a abandonar a nau dessa tal “Copa das Copas”. Logo depois daquela solenidade, Romário passou a cuspir no prato que bem comeu durante tanto tempo. Já em 2009, Romário deu uma entrevista ao Jornal Lance dizendo que a Copa do Mundo de 2014 seria a “maior roubada da história do Brasil". Ele disse que não só não iríamos ter a melhor de todas as copas, como ainda passaríamos a maior vergonha. Com seu jeito “marrento” de ser, Romário desancou quem passou à sua frente, velhos e novos desafetos. Ele bateu em Ronaldo, em Blatter, na presidente Dilma e sobrou até para o nosso “rei-sol” do futebol – Pelé.

 

Romário nos prestou bom serviço quando, agindo como deputado, expôs as fraturas da organização dessa Copa dos horrores que somos obrigados a aturar. O problema, é que Romário comeu alegremente no prato da FIFA e depois resolveu nele cuspir. Por quê? Romário não perde oportunidades para faturar com o que ele tanto critica. Inclusive, se tornou garoto-propaganda de um dos patrocinadores da Copa da FIFA. Pois é, lá vai Romário comer no prato que tanto cuspiu. Paulo Coelho, o “Robin Hood gentil da galera” como diria Cazuza, abandonou o Titânic da Copa agora que ele está irremediavelmente à deriva. O guru da autoajuda emprestou seu questionável prestígio junto aos europeus para que eles aceitassem a Copa no Brasil.

Dunga não abandonou o barco da FIFA, ainda. Mas, ele procurou um lugar mais ou menos seguro para nele ficar. O fato é que o ex-técnico da seleção não se pronuncia, permanece calado, eu diria emburrado. Porque Dunga não sai em defesa da Copa? Ricardo Teixeira, a mãe de todas as ratazanas do futebol, ainda dá as cartas na CBF, na FIFA e, se brincar, no governo federal. Mas, ele faz isso discretamente, pois aprendeu que é bom estar no poder, mas que é ruim estar à frente da gestão dos negócios, principalmente os escusos. Pelé segue fazendo das suas. Com seus comentários estultos, como aqueles sobre o racismo, ele segue agindo como se fosse uma entidade mítica acima de tudo e de todos. Junto com Neymar, Pelé tem faturado somas incalculáveis vendendo de tudo.

Ronaldo, aquele que já foi um fenômeno, e que hoje faz alegremente o papel de bobo da corte que Blatter comanda, não está preocupado se o navio afundará, pois ele tem um bote salva vidas só para ele. A Copa dos horrores da FIFA vai começar daqui a 20 dias. Esses senhores, tanto os que já se evadiram do navio, como os que ainda nele permanecem, não devem perder nada, ou quase nada, com o circo de infâmias obscenas que ajudaram a montar. Os senhores da foto contribuíram de alguma maneira para tudo isso que está acontecendo de errado em volta dessa Copa. Eles não estam preocupado em comer no prato que cuspiram, pois o dinheiro que ganham dá para comprar bastante detergente.

Você tem algo a dizer sobre essa COLUNA ou quer sugerir uma pauta? gilbergues@gmail.com
AQUI É O POLITICANDO, COM GILBERGUES SANTOS, PARA A CAMPINA FM.

Nenhum comentário: