sexta-feira, 30 de maio de 2014

QUANDO O MENOS É MAIS.


Atores e partidos políticos tiveram péssima notícia essa semana. Uma decisão do TSE redefiniu a distribuição do número de deputados federais e estaduais. Muita gente vai perder espaço e poder, algo que não faz parte da cartilha dos políticos. O TSE confirmou a Resolução 23.389/2013 que redefiniu a distribuição do número de deputados federais por Estado. Como consequência direta a composição das Assembléias Legislativas mudará também. Isso atingirá 13 dos 27 estados brasileiros. O que o TSE fez foi tornar sem efeito o Decreto Legislativo nº 424/2013, aprovado pelo Congresso Nacional, e por um fim às tentativas de redefinição das bancadas. O que se vê aqui é a velha e boa disputa entre os poderes constituídos da nação.

O fato gerador da mudança foi uma solicitação, que a Assembleia Legislativa do Amazonas fez ao TSE, para que se recalculasse o número de vagas que cada estado tem na Câmara dos Deputados e o efeito cascata disso sobre as assembleias estaduais. O objetivo era rever as bancadas já que o Censo de 2010 acusou variações nas populações estaduais. É o TSE quem define quantos deputados cada Estado envia para a Câmara Federal a partir de um cálculo proporcional ao número de seus habitantes. E antes que os adeptos das teorias conspiratórias digam que houve um complô contra Estados mais frágeis da federação, como a Paraíba e o Piauí, é preciso ter bem claro que o TSE considerou os dados populacionais do IBGE e não questões de interesse político.

O fato é que as atuais bancadas foram compostas com base nos dados de 1998. Passados 15 anos houve mudanças, pois as populações não são estáticas. A solicitação da Assembleia Amazonense foi legal e legítima e a decisão do TSE também. Assim, os Estados de Alagoas, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderão uma vaga na Câmara dos Deputados a partir das eleições de outubro. A Paraíba e o Piauí perderão, cada um, dois parlamentares. Amazonas e Santa Catarina terão mais uma vaga. Ceará e Minas Gerais elegerão mais dois deputados. O Estado do Pará ganhará mais 4 vagas, saindo dos atuais 17 para ficar com 21 deputados. Os outros 14 Estados seguirão com as mesmas vagas.

É preciso que se saiba que não se aumentou e nem se diminuiu o número de cadeiras na Câmara Federal. A partir de 2015 continuarem com os mesmo 513 deputados. O que houve, na verdade, foi uma redistribuição das vagas entre os estados. Como uns Estados perderam população, e outros ganharam, foi preciso redistribuir vagas. Vejamos os casos de Minas Gerais, que têm 53 deputados e passará a ter 55, e da Paraíba que deixará de ter 12 para ter 10 deputados a partir de 2015. Não pensem que o TSE persegue a Paraíba e protege Minas. O que houve é que Minas aumentou sua população e a Paraíba diminuiu. Podemos, e devemos, discutir porque a população paraibana diminuiu. Mas, isso já é assunto para outro POLITICANDO.

O fato é que era preciso atualizar a representação na Câmara pelos dados populacionais do censo de 2010, i.e., havia que se respeitar o que diz a Constituição Federal. A função dos tribunais superiores é mesmo zelar pelo nosso ordenamento jurídico. A ministra Cármen Lúcia disse que a Constituição delimita o campo de atuação de cada Poder. Ela se antecipou aos que dirão que o TSE passou por cima do Congresso. Mas, a matéria é mesmo da alçada da corte suprema eleitoral. Claro, os insatisfeitos vão recorrer da decisão indo ao STF. A redefinição das bancadas alterará a correlação de forças políticas nos Estados e é exatamente isso que tanto preocupa os políticos.




Na Paraíba, a luta intrapartidária pelas vagas no processo eleitoral vai se acirrar. Serão as mesmas demandas para uma quantidade menor de vagas, pois é fato que os políticos paraibanos pouco se preocupam com a qualidade da representação. Raramente os políticos consideram a qualidade da representação que exercem de forma isolada. Por comodismo, e pelos interesses políticos, preferem achar que quanto mais deputados tivermos, melhor seremos representados. Mas, essa correlação é fraca. Pois, dos 12 deputados federais que temos apenas 3 ou 4 frequentam listas de bom desempenho parlamentar que são elaboradas pelas entidades que acompanham o dia-a-dia do Congresso Nacional.

Por força da legislação eleitoral as vagas na Assembleia Legislativa da Paraíba vão, também, diminuir. Isso vai remexer este processo eleitoral Isso está tirando o sono dos políticos que sabem que podem sobrar na curva da corrida eleitoral. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves disse que “fomos surpreendidos com a mudança as véspera da eleição”. Como se o Congresso nunca tivesse remexido na legislação eleitoral a seu bel prazer e a qualquer momento. O que não pode ser esquecido é que a boa representação é garantida pela qualidade dos parlamentares que temos e não só pela quantidade deles. Pensando bem, será que sairíamos perdendo se metade de nossos deputados não mais nos representassem?

Você tem algo a dizer sobre essa COLUNA ou quer sugerir uma pauta? gilbergues@gmail.com

AQUI É O POLITICANDO, COM GILBERGUES SANTOS, PARA A CAMPINA FM.

Nenhum comentário: