sexta-feira, 6 de abril de 2012

ANALISANDO AS NOVE PRÉ-CANDIDATURAS


Em nove dias tratei das nove pré-candidaturas, postas publicamente, a Prefeito De Campina Grande. Tivemos: Romero Rodrigues, Tatiana Medeiro, Marlene Alves, Guilherme Almeida, David Lobão, Fernando Carvalho, Alexandre Almeida, Arthur Almeida e Daniella Ribeiro. O objetivo foi apresentar informações para apontar quais pré-candidaturas são viáveis. Então, veremos quais são os que não vão sobreviver ao que eu chamo de período probatório das candidaturas. Pois, até o dia 06 de junho nós temos o prazo final para as convenções partidárias e os pré-candidatos trabalham para reunirem aliados e apoios.


Das nove, cinco ocupam cargos eletivos (Romero, Marlene, Guilherme, Fernando e Daniella). Apenas uma (Tatiana) ocupa uma secretaria de governo. E três (Lobão, Alexandre e Arthur) não ocupam cargos públicos. Em termos de capital eleitoral, ou seja, sobre o que estes pré-candidatos dispõem para não partirem do zero quando a campanha começar vejamos que: Apenas Romero, Guilherme, Fernando e Daniella são fiéis depositários de boa quantidade de votos conquistados em eleições anteriores.

Romero, inclusive, dispõe de um apoiador, eu falo do senador Cássio Cunha Lima, suficientemente forte que pode colocá-lo no segundo turno e até mesmo levá-lo a vitória. Óbvio, a capacidade de transferência de votos de um líder político varia de eleição para eleição. Ou seja, o dilema do poste tem que ser resolvido a cada nova eleição.

Daniella tem o apoio e a estrutura que sua família lhe dá, além do valoroso apoio de seu irmão, Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e vem se articulando bem. Fernando e Guilherme, mesmo sendo parlamentares bem votados e experientes, carecem de apoios e alianças consolidadas. Mas, podem ser peças chaves no jogo. Podem até mesmo conquistarem a vaga de vice em alguma candidatura mais sólida, mas os vejo com fôlego para chegarem a um 2º turno.

Tatiana disporá do apoio de Veneziano e, inevitavelmente, terá a estrutura da Prefeitura Municipal a sua disposição. Mas, pairam dúvidas sobre se ela decolará. Vai depender do tipo de comportamento que Tatiana terá e se conseguirá cativar o eleitor fiel de Veneziano, pois a transferência de votos não é algo automático. Não basta o líder político pedir para seu eleitorado votar no poste. Ele tem que ser merecedor, aos olhos do eleitor, claro, da transferência.

Assim, e a preço de hoje, o processo eleitoral vai girar em torno de: Romero, Daniella E Tatiana, considerando as especificidades da candidatura Tatiana. Marlene deve ir até o fim, pois quer se tornar conhecida do eleitorado. Mas, não se descarta um importante papel seu apoiando uma das candidaturas no 2º turno. Arthur e Alexandre não devem sobreviver ao período probatório das candidaturas e buscaram um realinhamento nos lugares onde sempre estiveram. E lobão deve ir frente cumprido o papel de sempre. As nove pré-candidaturas devem se depurar e ao final iremos para a eleição com cerca de quatro candidaturas.