quinta-feira, 12 de abril de 2012

PORQUE UMA PREFEITURA É TÃO ATRATIVA


Nunca, em Campina Grande, tivemos tantas pessoas querendo o cargo de prefeito. Nesse exato momento temos nove pré-candidatos. Ser prefeito de uma cidade do porte de Campina Grande é tarefa para poucos. O nível de responsabilidade é altíssimo.




A primeira grande dificuldade é que se administra sempre com uma pequena quantidade de recursos e com um altíssimo índice de demandas. O gestor tem que tomar decisões e fazer escolhas. Ou seja, ele precisa elencar prioridades, daí que está sempre agradando a alguns e desagradando a muitos. Mas, mesmo assim, muitos desejam o cargo. Afinal, o que torna uma prefeitura algo tão atrativo?



Cerca de 1.700 pessoas vão concorrer as 223 prefeituras das cidades paraibanas. O que dá uma média de 6 a 7 candidatos por município. O fato é que, a partir de 2013, os eleitos vão administrar cerca de 4 bilhões de reais, distribuídos de forma desigual, claro, entre os municípios paraibanos. Um prefeito nomeia pessoas. Na Paraíba existem entre 10 e 15 mil cargos comissionados. E a distribuição de cargos entre aliados é uma valiosa moeda de troca.



Os prefeitos têm muitas regalias. Além de bons salários, diárias para viagens, possuem foro privilegiado e dispõem de considerável quantidade de pessoas a lhes servirem. O prefeito de Campina Grande ganha algo em torno de R$ 10.000,00. Tem o "PALÁCIO DO BISPO", com toda uma estrutura física, administrativa e política, para governar.




Veneziano dispõe de 178 assessores. São 28 para a área política, 48 técnicos e 102 assessores especiais. Um contingente expressivo, convenhamos. E ele não precisa se reportar a ninguém para nomear seus assessores, nem a Câmara dos Vereadores. Ele só precisa atender as suas conveniências políticas.


Veneziano tem motorista particular, alguém para lhe abrir e fechar portas. Isso não deixa de ser um símbolo de poder e status. O prefeito tem recursos de poder para determinar os caminhos que a cidade deve seguir. Ele pode implementar políticas públicos que alteram (para o bem e para o mal) a vida de todos os cidadãos. Para se ter uma ideia o orçamento municipal para o ano de 2012 é da ordem de R$ 830 milhões. As demandas são enormes, mas 830 milhões é muito dinheiro! Uma prefeitura como a de Campina Grande é atrativa para todos aqueles que pretendem alçar grandes vôos na política estadual e até nacional. 






Ser prefeito de Campina Grande projeta o ator político. Veja-se, por exemplo, que na época do São João o prefeito recebe autoridades políticas de todo o Brasil. Os benefícios de ser prefeito são maiores do que os custos. Por isso, todas as vezes que você ouvir um prefeito se lamuriando de suas atribuições lembre que nem tudo é espinho na vida de um gestor.