segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O MAPA ELEITORAL BRASILEIRO APÓS O 1º TURNO






A análise das eleições municipais de 07 de outubro se apoia em dois pontos: quais os partidos que se saíram vitoriosos, quando se faz o apurado dos 5.568 municípios brasileiros, e os impactos desses resultados para as eleições de 2014.




Os impactos são de curta, média e longa duração a depender do tipo de vitória que cada partido teve. Alguns partidos, é o caso do PMDB, ganharam no atacado. Outros, como o PSB, ganharam no varejo. Vejamos quem se saiu melhor.




O PMDB ficou em 1º lugar com 1.018 prefeituras. A maioria das cidades conquistadas são as de pequeno porte com um máximo de 30 mil habitantes. Não é ruim, mas é que para fazer frente a uma capital como Recife quantas cidades se precisa ganhar? O PMDB segue fiel a sua estratégia de ganhar o máximo que puder de prefeituras. A preocupação é quantidade mesmo. Muitos prefeitos dão sustentação a uma sólida bancada na Câmara dos Deputados e isso é fundamental para se ter ministérios. Em termos de capitais, o PMDB ganhou no 1º turno no Rio de Janeiro, com Eduardo Paes, e em Boa Vista com Teresa. Disputa o 2º turno em Campo Grande, Natal e Florianópolis.




O PSDB ficou em 2º lugar com 692 municípios, a maioria deles nos estados das regiões Sudeste e Sul. O que confirma a vocação tucana para atuar nos grandes centros e nas cidades mais desenvolvidas. O desempenho do PSDB no Nordeste, por exemplo, é fraco em que pese estar, em Campina Grande, disputando o 2º turno com o deputado Romero Rodrigues.




Projetando isso para 2014 o PSDB tem um problema sério que é ter poucas prefeituras na região que concentra a maior quantidade de eleitores do Brasil. Na verdade, a grande batalha do PSDB é pela prefeitura de São Paulo pelo que isso representa em termos de disputa para a eleição presidencial. José Serra foi para o 2º turno com Fernando Haddad do PT. Se Serra for eleito ganha fôlego para ser o nome dos tucanos para disputar a presidência em 2014. Se perder, não vai faltar quem lhe diga que está na hora dele se aposentar de uma vez por todas.




Aliás, o senador Aécio Neves deve torcer pela vitória de Haddad tanto quanto o ex-presidente Lula. Se Serra ganhar, Aécio não sai candidato a presidente pelo PSDB. Mas, se Serra perder, Aécio torna-se o candidato do tucanato com as bênçãos de FHC. O PSDB só ganhou no 1º turno em Maceió. Disputa o 2º turno em Vitória, João Pessoa, Terezina, Belém, Rio Branco, Manaus e São Paulo. Ou seja, pode vir a ter 08 capitais. Mas, eu aposto como o tucanato paulista troca tudo isso por uma vitória de Serra.




O PT ficou em 3º lugar com 627 prefeituras. Não foi ruim, mas poderia ser melhor. Já se sabe que o PT teve seu desempenho afetado pelo julgamento dos mensaleiros no STF. Mas, com os mensaleiros petistas sendo condenados no atacado e com Joaquim Barbosa fazendo justiça a serviço de todos os nós, era de se esperar que o PT ganhasse bem menos prefeituras.



O fato é que em algumas cidades, como São Paulo, não houve, e eu duvido que aja, uma clara associação do PT sentado no banco dos réus com o PT disputado prefeituras. No 1º turno o PT só ganhou em Goiânia. Disputa o 2º turno em João Pessoa, Cuiabá, Salvador, Rio Branco, Fortaleza e São Paulo. Ou seja, pode vir a ter sete capitais. E eu aposto que o PT, fiel a seu projeto duradouro de poder, não troca nada por nada disso.






O PSD, do prefeito Kassab e do vice-governador Rômulo Gouveia, obteve 495 prefeituras. Estranho que um partido que teve que brigar no TSE para disputar as eleições tenha obtido quase 500 prefeituras. São as coisas dessa nossa democracia multipartidarizada.



O PP, do Ministro Aguinaldo Ribeiro, obteve 434 prefeituras. Para um partido que ocupa o Ministério das Cidades e com todo o apoio que teve do governo federal esse número teria que ter sido bem maior. Inclusive, existem rumores de que o Ministro Aguinaldo deve ser remanejado para outro posto menos importante do governo federal pelo desempenho fraco que seu partido obteve nas urnas.




O PSB, do governador Eduardo Campos de PE, ficou em 6º lugar com 434 cidades. Aparentemente é pouco. Mas, o PSB foi o partido que mais cresceu em termos de prefeituras. Sem contar que Eduardo Campos foi o grande vencedor do dia 07/10. Quem ele apoiou venceu. O mapa eleitoral de Pernambuco ficou favorável a Campos. O mapa nacional também, pois foi ele quem se empenhou diretamente na articulação de várias candidaturas pelas capitais. Claro, ele está cuidando de sua postulação para 2014.


O PSB ganhou no 1º turno em Belo Horizonte e Recife e disputa o 2º turno em Cuiabá, Fortaleza e Porto Velho. Ao contrário do PMDB, a maioria das cidades em que o PSB ganhou possui mais de 70 mil habitantes. Muitas somam mais de 100 mil habitantes.



Pensando em perspectivas futuras a disputa pelo poder central será entre o PT e o PSDB, com o PMDB se equilibrando entre um e outro, pendendo para quem tiver maiores chances de ganhar, claro. Mas, agora tem o PSB com um capital eleitoral nada desprezível Brasil afora.