terça-feira, 19 de agosto de 2014

CUIDADO COM OS NÚMEROS, ÀS VEZES ELES MENTEM.

No sábado o Jornal da Paraíba divulgou a pesquisa do Instituto IPESPE com as intenções de voto ao governo do Estado. A pesquisa é favorável ao candidato Cássio Cunha Lima, pois mostra um cenário em que a eleição se resolveria já no 1º turno. Eu não vou ficar, aqui, repetindo que pesquisa eleitoral é a fotografia de um momento ou que ela é conjuntural, pois isso o caro ouvinte já está cansado de saber. Mas, eu quero lembrar os cuidados que temos que ter ao lidar com as pesquisas eleitorais. É que elas não podem revelar a verdade das urnas, o máximo que elas fazem é nos mostrar tendências que o eleitorado pretende seguir. Se pesquisa antecipasse um resultado, para que nós iríamos até as urnas no dia da eleição?

Os números até podem estar acima do bem e do mal, mas os que lidam com eles não podem estar acima das Instituições Políticas. O ex-presidente Itamar Franco já dizia que: “Os números não mentem, mas os mentirosos fabricam números". Esta Pesquisa IPESPE foi feita entre os dias 07 e 09 deste mês de agosto. Ou seja, eleitores foram entrevistados depois do registro oficial das candidaturas junto ao TRE. Neste momento, os candidatos já estavam com suas campanhas nas ruas. Na pesquisa espontânea, quando não se apresenta nomes, Cássio Cunha Lima obteve 35% das intenções de voto, Ricardo Coutinho teve 18% e Vital Filho ficou com 2%. Mas, vamos nos concentrar na pesquisa estimulada, pois temos, de fato, candidatos.

Aqui, Cássio aparece disparado na frente com 48%, Ricardo vem, num distante 2º lugar, com 25% e vital quase desaparece no 3º lugar com meros 3%. O Major Fábio aparece em 4º lugar com 1%. Antônio Radical e Tárcio Teixeira não pontuaram. Nessa pesquisa estimulada, 8% dos entrevistados disseram que pretendem votar branco ou nulo e 14% ainda não sabem em quem votar ou não responderam. Aqui está tudo dentro da normalidade, pois estes índices estam dentro da média dos últimos 20 anos. Chama atenção que a pesquisa pretenda dar a entender que não haveria um 2º turno, pois quando somamos os percentuais de Ricardo, Vital e Major Fábio obtemos 29 pontos percentuais que não serviriam para fazer frente aos 48 pontos de Cássio.

Se aplicarmos a margem de erro de 2.6% da pesquisa, para mais ou para menos, nada se altera. Pelo contrário, se somarmos, aos 48% de Cássio, estes 2.6% vamos a quase 51%. Ou seja, a eleição estaria desde já resolvida em prol do senador Cássio. Se estes números da pesquisa IPESPE são mesmo confiáveis seria bom perguntar a Ricardo Coutinho e a Vital Filho o que ainda eles esperam para desistirem de uma vez dessa eleição. A diferença de Cássio sobre Ricardo seria de 23 pontos percentuais. É muita coisa, vocês não acham? Considerando que temos seis semanas até as eleições do 1º turno, Ricardo teria que tirar algo em torno de 3.5 pontos percentuais de Cássio, em cada um dessas seis semanas, para poder levar a decisão para o 2º turno.

Ou então, Vital Filho teria que fazer uma campanha brilhante, que lhe permitisse ter uma ascensão nunca vista na história das eleições, que lhe levasse desses 3% para algo em torno de 20 pontos percentuais. Para que houvesse uma redefinição, desses números tão exatos do IPESPE, Cássio teria que passar a cometer erros no atacado e Ricardo teria que fazer a melhor de todas as campanhas, conquistando corações e mentes como se fosse um galã de novelas.  Mas, é lógica que as coisas não funcionam assim. A matemática do IPESPE está muito exata, parece irretocável, sem erros. O próprio Cássio parece entender bem isso, pois pediu aos seus aliados para terem cuidado com o salto alto na campanha.

Mas, Ricardo Coutinho tem sim muito do que se preocupar. Além dessa diferença tão larga, ainda existe a grande pedra da rejeição no sapato socialista. Ricardo teria 26% pontos percentuais de rejeição. Mesmo que ele venha tendo avaliações positivas de seu governo, mesmo que seja tido como um bom administrador, essa rejeição teria efeitos corrosivos no capital eleitoral do governador. Ricardo precisa urgentemente diminuir essa rejeição. Cássio tem uma rejeição de 15% e Vital de 11%. São rejeições altas, mas nada que se comparem a esses 26 pontos de Ricardo. A situação não é mesmo confortável para o governador, pois até em seu reduto eleitoral, ele não consegue ficar em 1º lugar.

Em João Pessoa, Cássio tem 38% e Ricardo tem 31%. A pesquisa mostra Ricardo perdendo para Cássio em todas as mesorregiões da Paraíba com diferença média de 24 pontos percentuais. E vejam que eu nem estou considerando a situação em Campina Grande, o 2º colégio eleitoral da Paraíba, onde Cássio tem 55% e Ricardo apenas 15%. Mesmo que estes números do IPESPE precisem ser lapidados, sabemos da vantagem de Cássio em Campina. Mas, o guia eleitoral está começando exatamente hoje no radio e na TV. Estamos entrando em uma nova fase da campanha eleitoral, com novos condicionantes. Em breve saberemos se estes números são uma tendência ou uma fantasia.

Você tem algo a dizer sobre essa COLUNA ou quer sugerir uma pauta? gilbergues@gmail.com

AQUI É O POLITICANDO, COM GILBERGUES SANTOS, PARA A CAMPINA FM.

Nenhum comentário: