sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CITADINO NÃO ESTÁ GOSTANDO DO QUE ESTÁ VENDO







Citadino é um sujeito que mora em Campina Grande e que acompanha de perto a política local. Ele faz questão de estar bem informado das coisas da política de nossa cidade. Citadino acha que não está fazendo mais do que sua obrigação. Para ele, o cidadão exerce sua cidadania, dentre outras coisas, se colocando a par do que acontece na política do local onde vive.




Citadino é tão bem informado que sabe o nome dos 16 vereadores de Campina Grande e consegue avaliar a atuação deles e do prefeito. Ele ouve diariamente o Jornal Integração e a Coluna Politicando, diz ele que é a melhor maneira de estar bem informado. Citadino acompanhou passo-a-passo, desde o começo do ano, o processo de formação das candidaturas e coligações que agora disputam a eleição para prefeito de Campina Grande.




Mas, Citadino teve que se ausentar da cidade por quatro meses. Estando bem distante, sem acesso a informação, ele não teve notícia alguma das coisas da política local. No meio desta semana, Citadino desembarcou na cidade e foi logo se informando das questões da política eleitoral. Voltou a ouvir o Jornal Integração, a ler jornais e, claro, foi assistir a Propaganda Eleitoral.




Citadino tomou um susto. Não está entendendo nada. Ele me disse que quando saiu daqui às coisas estavam de um jeito e que agora está tudo diferente. Eu vou relatar as dúvidas de Citadino. Talvez elas possam ser as mesmas do caro ouvinte.  Talvez, Citadino não esteja com dúvida nenhuma. Provavelmente, ele não está aceitando o rumo que as coisas tomaram. Vejamos o que ele relata.




Citadino disse que não entende porque Alexandre Almeida tanto elogia a administração do prefeito Veneziano e porque diz que é do PT de Lula e Dilma, se eles já declararam que apoiam a candidatura de Daniella Ribeiro. Eu disse a Citadino que Alexandre elogia e defende a administração de Veneziano porque fez parte dela e porque é próximo do Senador Vital Fº. Expliquei que Alexandre ganhou na Justiça o direito de utilizar a imagem de Lula, Dilma e do PT.




Eu tentei explicar a confusão entre o PT e o PP e a história do vice de Daniella. Que ouve uma briga judicial e Daniella teve que mudar de vice e agora está proibida de fazer referências em seu guia ao PT, a Lula e Dilma. Citadino acha que isso não faz sentido algum. Para ele Alexandre não tem que ficar defendendo o prefeito que até trabalha para outra candidatura. Tem mais é que defender seu projeto político.




Citadino também acha que se Lula e Dilma escolheram apoiar a candidata do PP, devem deixar isso claro. E que o candidato do PT não deve ficar apelando no guia para uma coisa que todos sabem que não é verdade.


Citadino não entende porque que no guia eleitoral de Tatiana Medeiros quem mais aparece é o prefeito Veneziano e porque ela fala mais das realizações da atual administração do que de sua plataforma de governo. Citadino quer saber por que Tatiana aparece na TV com um jeito meio apático, meio indiferente, como se ela não estivesse à vontade no papel de candidata.




Outra dúvida de Citadino é porque candidatos dizem que não são políticos, que são administradores. Ele acha que quem é candidato a um cargo em uma instituição política é político. Simples assim!




Citadino também não entende porque Daniella Ribeiro fala que quer trabalhar para Campina crescer em paz, mas interpela seus adversários na justiça. Ele lembrou que o PP entrou com uma representação para cortar falas do prefeito Veneziano no guia eleitoral de Tatiana Medeiros.



Citadino disse que ficou surpreso em ver que o vice de Romero Rodrigues é filho de Ronaldo Cunha Lima e irmão do Senador Cássio. Ele desconfia que a presença de Ronaldo Fº na chapa de Romero é para que a população saiba qual das candidaturas é apoiada pela família Cunha Lima.




Citadino não entende porque Guilherme Almeida quis ser candidato se a sua candidatura não decola. Ele acha que na campanha de Guilherme tudo é muito ideal, tudo é muito verde, que faltam coisas mais concretas.




As dúvidas de Citadino são tantas, umas aparentemente fáceis de responder, outras de tão claras nem precisariam ser respondidas, que eu disse a ele que continuasse a acompanhar o dia-a-dia da política campinense e que tentasse tirar suas próprias conclusões.