quarta-feira, 23 de julho de 2014

PENSEM NAS CRIANÇAS MORTAS.





Ontem, quando eu liguei o computador para escrever esta Coluna, pretendia tratar da última pesquisa Datafolha com as intensões de votos para as eleições presidenciais. Por algum motivo, fui ver notícias em sites jornalísticos e tive que mudar de ideia. Ao entrar no site UOL/Notícias me deparei com a manchete: “A ONU confirma que 121 crianças palestinas foram mortas na Faixa de Gaza após os ataques aéreos israelenses”. Pior, eu fiquei por algum tempo vendo imagens de crianças mortas e feridas. Por mais consciente que eu possa ser do meu metiê de analista político, e mesmo que o ofício de acompanhar a realidade político-eleitoral brasileira me imponha certos rigores, eu não posso esquecer que a vida pulsa e que eu sou humano.


O caro ouvinte me desculpe, mas, hoje, não vai dar para falar da política eleitoral paraibana, nem de Dilma, Aécio e Eduardo. Também não posso falar de democracia e ditadura, de futebol, e de outros assuntos de nossa realidade, não depois de ver aquelas imagens atrozes. Aqui, vou falar de quando a política se torna um crime, de quando ela deixa de ser um instrumento que leva ao diálogo, ao convencimento, e passa a ser algo que causa guerra, violência, destruição e morte. Hoje eu vou falar da política que mata crianças. As imagens de crianças mortas e feridas na Faixa de Gaza me obrigam a falar de coisas que não gostamos. Eu sei que isso é bastante desagradável, mas eu sei também que tem coisas que não devem ser esquecidas. No mundo real, as rosas têm espinhos.


Eu vi a imagem de um menino, de uns 10 anos de idade, com a cabeça enfaixada e em estado de choque, depois de um ataque em que aviões israelenses despejaram bombas sobre a população palestina. E não tem essa de ataque de precisão cirúrgica não. Eles estam praticando a política de terra arrasada mesmo. Em outra imagem, um médico palestino carrega uma menina, com não mais do que cinco anos de idade, bastante ferida, por um corredor onde se pode ver várias pessoas feridas. Esta menina foi atingida pela artilharia pesada dos tanques de guerra de Israel que dispararam, com segundos de intervalo, também na faixa de Gaza. Esses ataques fazem parte da ofensiva terrestre do Exercito de Israel contra forças da Palestina.


Tem uma terceira imagem que é dilacerante. Um menino, também palestino, se agarra ao jaleco do médico. Ele está bastante ensanguentado e seu corpo parece crivado pelos estilhaços de bombas.  Mas, a pior de todas as imagens é a de uma menina que tem lindos olhos claros, com algo em torno de três anos de idade, que mesmo aparentando não ter ferimentos, grita desesperadamente com os braços estendidos como se pedisse socorro. A legenda da foto diz que ela ficou assim depois que os tanques de guerra de Israel abriram fogo sobre a vila onde ela morava.  Eu vi várias fotos. Eu vi dor, desespero, abandono e incompreensão de quem não sabe por que está sendo atacado.


Vendo essas e outras imagens, lembrei a foto daquela menina vietnamita, correndo nua, chorando, com os braços aberto, e com quase todo o corpo queimado por causa de um agente químico chamado Napalm, também conhecido por agente laranja. Isso foi há 42 anos atrás durante a Guerra do Vietnã. O vilarejo onde Phan Thi Kim morava foi bombardeado pela força área dos EUA. Ela conta que de repente tudo a sua volta começou a queimar, inclusive suas roupas. Kim teve 70% do seu corpo queimado e, acredite, ela teve sorte, pois foi à única criança do seu vilarejo a sobreviver. Kim está viva, tem 47 anos, vive no Canadá com sua família e diz continuar não entendendo porque os países em guerra massacram suas crianças.


Segundo a UNICEF, aquele órgão das Nações Unidas para a proteção da infância, 121 crianças palestinas já morreram desde que começaram os ataques na Faixa de Gaza. Dessas 121 crianças, 80 eram menores de 12 anos de idade. Ainda segundo a UNICEF algo em torno de 1.000 crianças estam feridas, mais da metade em estado grave. Mais de 100 mil crianças vão precisar de tratamento especializado devido aos traumas sofridos. Nos últimos 15 dias morreram 586 palestinos. Cerca de 400 eram idosos. Nas guerras, são as crianças e idosos que mais sofrem, pois são os que têm menos condições de se defenderem. A guerra é assim, ela acaba com o passado e com o futuro das nações.


O caro ouvinte pode estar se perguntando, mas porque, afinal, palestinos e israelenses estam, novamente, se matando? É difícil responder. Eles lutam por territórios, pelas suas religiões, enfim, eles lutam pelo poder. Mas, o que de fato importa é que as crianças estam sendo mortas. Onde tiver uma criança sofrendo, por causa de uma guerra, isso passa a ser problema de toda a humanidade. Sim, pode não parecer, mas nós somos humanos, ainda. Eu terminei lembrando a Rosa de Hiroshima, belos versos de Vinícius de Moraes, onde ele diz: “Pensem nas crianças, mudas telepáticas / Pensem nas meninas, cegas inexatas /Pensem nas mulheres, rotas alteradas / Pensem nas feridas, como rosas cálidas /Mas, não se esqueçam, da rosa, da rosa de Hiroshima”.


Você tem algo a dizer sobre essa COLUNA ou quer sugerir uma pauta? gilbergues@gmail.com
AQUI É O POLITICANDO, COM GILBERGUES SANTOS, PARA A CAMPINA FM.

Nenhum comentário: