quinta-feira, 10 de maio de 2012

COMO ANDAM OS PARTIDOS POLÍTICOS NA PARAÍBA?


Estive analisando o mais novo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral relativo ao número de filiações dos partidos políticos na Paraíba. Mas, eu vou logo avisando que os números são desanimadores. Por eles, dá para ver que seguimos dando pouco valor aos partidos políticos.


A primeira informação relevante, pela qual eu quase me animava, é que o percentual de paraibanos filiados a partidos políticos é superior à média brasileira. A Paraíba aparece como quinto estado da região Nordeste em número de eleitores filiados a partidos políticos. Isso seria muito bom, se nós tivéssemos uns vinte estados no Nordeste. Mas, só temos nove. Ficamos mal posicionados nesse aspecto.


Mas, porque estou lamentando? Se os partidos políticos brasileiros são uma das instituições mais mal avaliadas pelos brasileiros? Nossa cultura política pouco valoriza o partido, ou seja, a atuação política conjunta. Valorizamos os atores políticos individualmente em detrimento do grupo.


Pelos dados do TSE, vinte e nove partidos políticos tem representação na Paraíba. Temos 321.132 mil eleitores paraibanos filiados a partidos. Sabe quanto isso representa do número total de eleitores? Quase nada. Temos 2 milhões e 788 mil eleitores. Significa que apenas 11,5% desses são filiados a algum partido. É muito pouco se considerarmos que a Paraíba é um estado com tradição nas questões políticas, desde o começo do século XX.


Vejamos dados mais precisos. João Pessoa tem 472.901 mil eleitores. Apenas 37.147 mil deles são filiados a algum partido político. Campina Grande, com seus 276.969 eleitores, tem apenas 20.314 pessoas filiadas a partidos políticos. Com todo seu fervor político, Campina não deveria ter mais filiados? Não é de se estranhar que o campinense, que tanto gosta da política, que se envolve tanto com os processos eleitorais, não queira se filiar a partidos?


Não, nada a estranhar. O campinense, como de resto os brasileiros, adora falar sobre a política eleitoral, mas não gosta dos partidos. Ele quer mesmo é se envolver com a política e os políticos, mas quer distância dos partidos. Como se fosse possível separar os políticos dos partidos.


O PMDB tem 60.622 filiados. Ocupa o 1º lugar na Paraíba. Em 2º lugar temos o DEM com 37.408. Em 3º vem o PSDB com 32.829. Em 4º lugar aparece o PT com 28.802 filiados. E em 5º lugar vem o PP com 24.88 filiados. E segue a lista. Estranha que o PSB, partido do governador Ricardo Coutinho, só tenha 13.195 mil filiados na Paraíba toda. Ocupando apenas o 9º lugar nesta lista.


O PMDB segue sendo o maior também neste quesito. E é interessante ver que sozinho tem mais filiados do que a soma da maioria dos outros partidos. E no ranking das filiações temos também os cacarecos. O PCB tem 389 filiados, o PCO tem 110 e o PSTU tem apenas 40 pessoas filiadas. É muito, muito pouco.


Interessante mesmo seria ter todos os partidos, não importando seus interesses ideológicos e políticos, com muitos filiados. Significaria uma maior participação política do cidadão. Sem contar que quanto mais filiados um partido tiver, mais difícil fica ele se tornar uma sigla de aluguel.