terça-feira, 1 de maio de 2012

EU QUERO SILÊNCIO!!!


Estava em meu apartamento domingo passado tentando descansar. Digo tentando, pois a poluição sonora impedia que fizesse qualquer coisa. A situação era a de sempre. Alguns estúpidos, alcoolizados, impunham a toda uma comunidade seus gostos musicais, se é que podemos chamar aquilo de gosto. No meio do dia, resolvi ligar para a Superintendência de Administração do Meio Ambiente – SUDEMA. Um não tão prestativo atende disse-me que não podia fazer nada. Aegou que o plantão e a fiscalização só iriam começar a partir das 16 horas do domingo. Eu estranhei que os fiscais só agiriam já quase no final do domingo. Fiquei abismado em saber que a SUDEMA não estabelece sua fiscalização nos sábado, domingos e feriados por completo. Mesmo assim, perguntei ao impaciente atendente o que eu deveria fazer. Ele disse que aguardasse até as 16 horas quando iniciaria o plantão e a fiscalização. E disse mais! Que eu tinha mesmo que aguardar até as 16 horas porque poderia ser que o som fosse desligado e assim a equipe da SUDEMA não daria a viagem perdida.

Não acreditando no absurdo que acabara de ouvir, argumentei que se assim fosse não precisaria da SUDEMA, bastava aguardar que os idiotas desligassem o som. Não precisa fazer nada, também não precisa ficar incomodado, basta aguardar que o imbecil ao lado tenha a capacidade de entender que esta incomodando. Se o cidadão agir assim, os fiscais da SUDEMA terão um domingo tranquilo. Poderão tirar uma soneca após o almoço e jogar paciência no computador enquanto o futebol não começa na TV. O órgão encarregado de zelar pelo meio ambiente se recusa a fazer seu trabalho que é o de fiscalizar. E esta não foi a primeira vez que eu liguei para a SUDEMA. Todas às vezes que liguei foi sempre difícil explicar o que está acontecendo, há sempre uma enorme dificuldade de se entender a localização que se está repassando.

Como eu estava mesmo necessitando descansar, liguei para o 190 da polícia militar. O atendimento foi bem mais eficiente. A atendente foi solícita em saber de onde eu falava e o que estava acontecendo. Mas, a primeira orientação dela foi a de justamente ligar para a SUDEMA. Eu relatei a conversa que tive com o atendente da SUDEMA. E disse que a situação era bastante séria e que precisava da polícia mesmo. Ela disse que a PM só é acionada se houver perturbação da ordem e da paz. Perguntei a ela se existe exemplo melhor disso do que a situação que assistia da minha varanda. Então, ela afirmou que se a PM viesse ao local eu teria que me apresentar ao policial comandante da operação para que a queixa fosse formalizada e os perturbadores da ordem pudessem ser presos. Eu argumentei que dessa forma estaria me expondo a um limite inaceitável. Aleguei que poderia sofre represálias, como de fato sabemos que acontecem.

Agradeci e desliguei. Sai de casa com minha família, fui para um local onde houvesse silêncio. Os idiotas que moram próximo a mim conseguiram mais uma vez. Cumpriram a máxima que tanto gostam de repetir: “Os incomodados que saiam!”. Conseguiram, pois é o hábito deles e porque as instituições não cumprem seu papel. Recusam-se a fazê-lo ou fogem de suas responsabilidades. Nossa cidade foi invadida por essa gente estúpida e mal educada que conta com a passividade das instituições. O que se espera é o óbvio – que elas cumpram seu papel e acabem com o barulho que impede que tenhamos paz.